Os atrasos nos pagamentos por parte do governo da coligação estão a gerar fortes constrangimentos e a prejudicar o normal funcionamento das IPSS. Após uma reunião na sede da Kairos, os candidatos do PS Açores pelo círculo eleitoral de São Miguel registaram a "enorme falta de confiança sentida por estas instituições".
De acordo com Lurdes Alfinete, "um pouco por toda a ilha de São Miguel ouvimos denúncias e queixas dos atrasos nos pagamentos por parte deste governo de coligação. O que sobra neste governo em anúncios, falta em concretização, referiu a candidata.
Para os candidatos do PS Açores por São Miguel "nos últimos três anos perdeu-se de vista o que é essencial, uma verdadeira articulação e uma visão integrada das políticas públicas em matéria de Saúde, Educação e Formação", referiu Lurdes Alfinete.
Para além dos problemas e atrasos no financiamento ao setor social, os candidatos referiram haver um clima de desconfiança generalizada em todos os procedimentos administrativos exigidos às instituições por parte de um governo que não valoriza o trabalho social desenvolvido pelo setor social.
«As IPSS são um braço armado essencial para a construção de uma sociedade mais justa, capaz de apoiar os mais desfavorecidos e de garantir instrumentos indispensáveis para que todos possam participar nos Açores do Futuro. Para isso, é necessário garantir, entre outros aspetos, «vagas efetivas em Creche e uma resposta no mercado social de emprego», levando a cada Açoriano e a cada Família dignidade e autonomia, algo que só o Partido Socialista poderá concretizar face ao desnorte desta coligação, concluiu Lurdes Alfinete.