André Franqueira Rodrigues salienta importância de utilizar bem verbas da UE para formação profissional nos Açores no âmbito das transições verde e digital

PS Açores - 23 de maio

 

O candidato do Partido Socialista dos Açores às eleições europeias do próximo dia 9 de junho, André Franqueira Rodrigues, visitou hoje a Escola do Mar, na cidade da Horta, onde apresentou os seus compromissos e medidas para a formação profissional, em particular no setor das pescas.

Durante a visita, André Franqueira Rodrigues destacou a importância da formação e reconversão profissional, particularmente para fazer face às novas exigências decorrentes das transições verde e digital, afirmando que:  “A União Europeia estima que essas transições poderão originar mais de um milhão de novos empregos até 2030, abrangendo todos os setores económicos. Para alcançar esse objetivo, é crucial melhorar as competências de quem entra no mercado de trabalho através da formação profissional focada na digitalização e na preservação ambiental, além de promover a requalificação e a renovação geracional da mão-de-obra atual, para satisfazer novas necessidades”.

André Franqueira Rodrigues reforçou o compromisso do PS em promover o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, afirmando que: “A nossa ambição vai além das conquistas atuais. Visamos um futuro em que, também nos Açores, 60% dos adultos participem anualmente em ações de formação. Este objetivo é fundamental para promover uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, garantindo que todos os europeus, independentemente da idade, do estatuto socioeconómico ou do local onde vivem, possuam as competências necessárias ao seu desenvolvimento pessoal e profissional”.

Referindo-se ao papel fundamental das Escolas de Formação da Região nesta missão, o candidato do PS Açores, que ocupa o quinto lugar na lista nacional do PS ao Parlamento Europeu, sublinhou também a importância da utilização plena de verbas destinadas aos Açores no domínio da formação. “É imperativo que as verbas disponíveis ao abrigo do PRR e do Açores 2030 neste domínio sejam executadas de forma eficiente e rápida para garantir o sucesso destas iniciativas”, alertou.

Referindo-se especificamente ao setor das pescas, André Franqueira Rodrigues comprometeu-se a lutar por apoios à renovação da frota de pescas dos Açores e a defender o investimento europeu na capacitação dos pescadores e armadores açorianos, para que “possam aumentar o rendimento das suas atividades e melhorar as suas condições de vida”.

André Franqueira Rodrigues concluiu destacando que “a nossa prioridade é garantir que os Açores e todos os setores económicos da Região, acompanhem a evolução e as oportunidades que as transições verde e digital trazem, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida para todos os açorianos”.

A Escola do Mar dos Açores foi financiada pelo FEDER ao abrigo do Açores 2020 num montante de 3.7 milhões euros de um montante global de 4.4 milhões de euros de investimento e o PRR Açores destina 29 milhões de euros para a “Qualificação de adultos e aprendizagem ao longo da vida na Região Autónoma dos Açores”.