É necessário investir na manutenção e requalificação das estradas de Santa Maria

PS Açores - 24 de julho

João Vasco Costa realçou, esta quarta-feira, que as estradas regionais da ilha de Santa Maria estão a “degradar-se a olhos vistos”, salientando que o Governo Regional (PSD/CDS/PPM) deve “investir na manutenção e requalificação das estradas de Santa Maria”.

O deputado socialista eleito pela ilha de Santa Maria falava no âmbito das Jornadas Parlamentares do PS, que decorreram esta semana, naquela ilha.

Os socialistas tiveram a oportunidade de verificar este estado de degradação em diversos locais da ilha, o que “prejudica os residentes” e “desqualifica a ilha de Santa Maria em termos de Turismo, na perspetiva de quem nos visita”.

João Vasco Costa salientou que também os trilhos de Santa Maria, importantíssimos para o setor do Turismo, se encontram “ao abandono”, lamentado que se “façam limpezas e desmatações, mas que o produto dessa limpeza seja simplesmente abandonado no local, o que coloca riscos para quem percorre estes trilhos, seja a pé ou de bicicleta”.

“O mesmo acontece com o abate de árvores em linhas de água, que simplesmente ficam lá abandonadas, o que constitui um perigo acrescido de enxurradas e danos materiais avultados, quando vierem chuvas fortes”, sublinhou.

João Vasco Costa criticou, igualmente, o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM por “executar zero dos 7 milhões de euros que estavam disponíveis no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a zona do parque habitacional do aeroporto de Santa Maria”, frisando que nos últimos 4 anos “houve desleixo e não se vê obra nenhuma por parte do Governo Regional em matéria de habitação”, ao contrário do que tem feito a Câmara Municipal de Vila do Porto, que “aproveitou as verbas que tinha ao seu dispor para requalificar cerca de 20 habitações e disponibilizá-las nas nossas freguesias, com o intuito de fixar jovens casais”.

“Santa Maria está votada ao abandono e ao desleixo. O Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM tem aplicado um garrote a esta ilha, o que é perfeitamente inaceitável, porque compromete severamente o desenvolvimento da nossa terra e provoca alguma frustração naqueles que aqui vivem e trabalham, que têm naturalmente a expectativa de viver em boas condições, numa terra com perspetivas de crescimento futuro. E, com este Governo da coligação, isso simplesmente não está a acontecer”, finalizou o deputado do PS eleito pela ilha de Santa Maria, João Vasco Costa.