Lubélio Mendonça acusou, esta quarta-feira, o Governo Regional de “provocar o caos nos transportes para a ilha do Corvo”, devido à sua “inércia”, desrespeitando, inclusivamente os maiores eventos de verão, a Festa da Nossa Senhora do Milagres e o Festival dos Moinhos.
O parlamentar socialista denunciou a “nova avaria da lancha Ariel, operada pela empresa pública Atlanticoline”, exigindo soluções para as acessibilidades marítimas e aéreas à ilha do Corvo.
Como exemplo de solução, Lubélio Mendonça sugeriu a “substituição da lancha Ariel por outra embarcação”, uma vez que a Ariel, que faz a ligação entre a ilha das Flores e a ilha do Corvo, “tem tido avarias recorrentes e frequentes”.
O deputado do Corvo, eleito pelo PS, salientou que o problema dos transportes na ilha está a “agravar-se há muito” e que o Governo Regional (PSD/CDS/PPM) “não pode alegar que nada sabe”, porque “tem sido sistematicamente alertado desta situação”.
“Foram problemas nas ligações da SATA durante todo o ano, com avarias frequentes dos Dash Q-200, as sucessivas avarias da lancha Ariel, mas também a falta de condições na Aerogare do Corvo para passageiros, funcionários da SATA e outros profissionais, como seguranças e polícias”, recordou.
Lubélio Mendonça frisou que “todos se queixam das péssimas condições da velhinha Aerogare do Corvo”, e lembrou que, apesar do Governo Regional do PS ter dado arranque ao processo, a “obra de ampliação da Aerogare e do quartel de Bombeiros do Corvo tem-se arrastado sem qualquer tipo de avanços recentes”, sendo a consequência que os Corvinos estão “privados de uma aerogare mais moderna e funcional, assim como de uma melhor infraestrutura de apoio aos nossos bombeiros”.
“Em plena época alta, na Festa da Nossa Senhora do Milagres e no Festival dos Moinhos, os transportes de e para o Corvo estão um caos. O PS/Açores exige soluções, não podemos continuar a ser prejudicados desta maneira. E não pense o Governo Regional que vamos desistir! Vamos continuar a insistir até que o problema dos transportes do Corvo esteja resolvido, porque não vamos desistir de algo tão significativo para a vida dos Corvinos e para a economia da ilha. O PS está disponível para se sentar à mesa com o Governo Regional e encontrar soluções, porque a ilha do Corvo não pode continuar a ser prejudicada desta forma”, finalizou o deputado socialista eleito pela ilha do Corvo, Lubélio Mendonça.