O Governo dos Açores do PSD/CDS/PPM está a camuflar politicamente a estratégia falhada do Turismo Internacional para a Ilha Terceira.
O Turista internacional tem um grande poder de compra, pois geralmente gasta mais em hotelaria, alimentação, transporte, compras e atividades turísticas no geral. É urgente aumentar a diversificação da economia da Ilha Terceira, e o turismo internacional tende a diversificar a economia, pois gera mais em moeda estrangeira que entra na nossa economia, fortalecendo o setor dos serviços e outras indústrias associadas.
A diminuição de 23% nos passageiros internacionais desembarcados na Ilha Terceira indica uma queda no turismo de alta qualidade, que é crucial para o desenvolvimento sustentável e de longo prazo da economia da ilha, ficando o setor mais dependente do turismo interno, o que pode ser volátil e menos sustentável, já que os turistas locais geralmente gastam menos e podem ser afetados por flutuações económicas regionais.
O Governo dos Açores do PSD/CDS/PPM tem desvirtuado a importância estratégica de voos internacionais e do Turismo Internacional para a Ilha Terceira. Não tem captado novos voos internacionais para a Ilha Terceira com a mesma intensidade que o faz para outros aeroportos da Região.
A Ilha Terceira está a perder oportunidades únicas de captação de voos internacionais para o Aeroporto das Lajes: Praia (Cabo Verde), Madeira, Paris, Barcelona, Bilbau, Bermudas, Faro, Frankfurt, Milão, Amsterdão, Londres e Zurique.
Nenhum dos referidos voos internacionais tem origem ou destino a Ilha Terceira.
Não se compreende a necessidade de sobrelotar outros aeroportos da Região quando há capacidade instalada no aeroporto da Ilha Terceira para receber mais voos internacionais.
O Governo do PSD/CDS/PPM não está a atrair mais turistas internacionais para a Ilha Terceira, por forma a garantir um crescimento sustentável e diversificado da economia local.
O Governo do PSD/CDS/PPM está a fazer com que a Ilha Terceira ande para trás e diminua a sua capacidade em matéria de Turismo Internacional, uma vez que são os turistas internacionais que ajudam a promover a ilha como um destino, aumentando a visibilidade e atraindo mais investimentos.