Os autarcas socialistas dos Açores apoiam a decisão do Presidente do Partido, Francisco César, de viabilizar o Orçamento Regional, nas condições em que o fez ainda que seja importante para estes ter conhecimento dos investimentos que o governo prevê concretizar nos seus territórios.
Para os autarcas socialistas é possível viabilizar o próximo Orçamento Regional com o acordo dos partidos que asseguraram o governo da Região nestas décadas de democracia.
A opção pela estabilidade, que quer o PS quer o PSD deram aos Açores, é o garante de um desenvolvimento sustentável, sem o sobressalto dos radicalismos que os últimos anos de autonomia vivenciaram.
O PS, com o seu sentido de responsabilidade, não deixando de afirmar a sua marca neste desejável acordo, para este orçamento, garante maior equilíbrio social, mas também, a desejável estabilidade política.
Está do lado do PSD e do Governo Regional aceitar o repto evitando o sobressalto do último minuto, que afirmações tão erráticas como contraditórias, de certa direita radical, tem vindo a afirmar.
Por isso, os autarcas socialistas reafirmam o seu apoio à decisão de Francisco César, que determina à partida as condições para uma viabilização do Orçamento, bem como lançam o apelo ao Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, que aceite negociar com o PS, firmando um acordo político para este Orçamento Regional nos termos propostos, a bem dos Açores e dos Açorianos.