André Franqueira Rodrigues reúne com candidato a Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia para a Política de Coesão e Reformas

PS Açores - 22 de outubro

O encontro realizou-se a pedido de Rafaello Fitto, na sequência da iniciativa do deputado açoriano que, em conjunto com outros 42 eurodeputados, escreveu uma carta à Presidente da Comissão Europeia em defesa da gestão partilhada e da Política de Coesão da UE.

 

André Franqueira Rodrigues reuniu esta tarde, em Estrasburgo, com o Vice-Presidente Executivo designado da Comissão Europeia para a Política de Coesão e Reformas, Raffaele Fitto.

A reunião com o Comissário indicado pelo governo italiano, que ocorreu a pedido do próprio, ocorreu na sequência da iniciativa do deputado açoriano que, recorde-se, foi o primeiro subscritor de uma carta à Presidente da Comissão Europeia, que contou com a subscrição de mais 42 eurodeputados, na qual pede esclarecimentos sobre as mais recentes notícias que revelam planos, no desenho do orçamento comunitário para o período pós- 2027, de centralização, na Comissão e Estados Membros, da definição e gestão de um conjunto alargado de fundos comunitários.

Para André Franqueira Rodrigues “esta foi uma reunião importante e agradeço ao Vice-Presidente Executivo designado, Rafaelle Fito, pela oportunidade de discutirmos de forma franca e frontal aspetos muito relevantes sobre o futuro da Política de Coesão, das questões da ultraperiferia, bem como a supervisão que fará das Políticas Agrícola Comum, das Pescas e Oceanos e mesmo dos Transportes e Turismo. Estas são políticas vitais para o desenvolvimento harmonioso das nossas regiões, mas também para o próprio sucesso da UE. A audição do Vice-Presidente, a 12 de novembro, será um novo momento chave para saber em que direção pretende conduzir estas políticas.”

Na reunião com o Vice-Presidente Executivo designado, André Franqueira Rodrigues defendeu que “há hoje um conjunto renovado e forte de referencias político-institucionais em defesa do património e do contributo que a Política de Coesão aporta ao projeto da UE, como sejam o Relatório Letta sobre o Mercado Comum, a Agenda estratégica para a UE ou mesmo as Orientações políticas da Comissão Europeia e o Relatório Draghi.

Não há, portanto, qualquer dúvida de que a Política de Coesão deve continuar a desempenhar um papel fundamental no futuro e que, apesar de mudanças, deve permanecer central no quadro da UE”.

O encontro serviu ainda para o deputado socialista, natural dos Açores, reiterar a necessidade de uma maior atenção para com as políticas da UE dirigidas às Regiões Ultraperiféricas, solicitando ainda uma atenção particular para as suas caraterísticas e diferenças face aos demais espaços e territórios da UE.

André Franqueira Rodrigues foi acompanhado nesta reunião por Sérgio Gonçalves, membro da Comissão de Desenvolvimento Regional do parlamento Europeu, que reforçou as especificidades dos Açores e Madeira no que às questões dos Transportes dizem respeito.

O Vice Presidente Rafaele Fitto foi indicado para conduzir as questões relativas à Política de Coesão e Reformas, mas supervisionará ainda o trabalho dos Comissários para a Agricultura e Alimentação, Pescas e Oceanos e Transportes e Turismo