PS/Açores quer reduzir custos nos seguros desportivos escolares e fomentar a prática desportiva

PS Açores - Há 10 horas

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores (GPPS) vai apresentar uma proposta de alteração relativamente à cobertura do seguro escolar com o objetivo de reduzir os custos e simplificar a burocracia associada aos seguros desportivos escolares.

De acordo com o deputado Russell Sousa, a proposta tem a dupla finalidade de aliviar os encargos financeiros dos clubes e das famílias dos atletas e, simultaneamente, reduzir a burocracia, incentivando assim a uma maior participação na prática desportiva.

O socialista falava à margem de uma reunião com o Clube Escolar Desportivo da Escola Básica e Integrada 2/3 de Arrifes, esta quarta-feira, onde referiu que esta alteração legislativa pretende equiparar os clubes escolares desportivos regionais aos nacionais, uniformizando as condições que já se aplicam a nível nacional.

“Com a alteração proposta, não implica que qualquer clube não faça um seguro adicional para a prática desportiva se assim o entender, mas garante-se que há menos custos inerentes aos clubes que não o queiram fazer, salvaguardando a segurança dos atletas e alunos para a prática desportiva”, destacou o deputado.

Russell Sousa salientou ainda as dificuldades sentidas pelos clubes desportivos devido ao atraso significativo nos pagamentos dos apoios por parte do Governo Regional de coligação.

“O último apoio foi recebido em junho de 2024 e, com o arranque da nova época desportiva em setembro, os clubes aguardam com urgência a chegada dos apoios necessários para cobrir os custos e compromissos existentes”, sublinhou.

Outra preocupação abordada na reunião foi o Subsídio Social de Mobilidade e o impacto do teto máximo de 600 euros imposto pelo Governo da República, que poderá trazer encargos adicionais para diversos clubes regionais.

O Grupo Parlamentar do PS/Açores reforça, desta forma, o seu compromisso em continuar a trabalhar em soluções que apoiem o desenvolvimento do desporto escolar e regional, garantindo melhores condições para todos os envolvidos.

Ponta Delgada, 09 de janeiro de 2025