André Franqueira Rodrigues sublinha potencial de valorização estratégica dos Açores no atual contexto geopolítico

PS Açores - Há 12 horas

Deputado ao Parlamento Europeu reuniu com Comandante da Zona Marítima dos Açores e visitou o Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo de Ponta Delgada.

 

 

No âmbito de uma reunião com o Comando da Zona Marítima dos Açores, o deputado ao Parlamento Europeu André Franqueira Rodrigues sublinhou o papel que os Açores podem desempenhar no quadro da estratégia europeia perante os desafios geopolíticos atuais. 

"A UE deve olhar para o Atlântico com uma perspetiva renovada, reconhecendo a sua importância estratégica. Os Açores são uma mais-valia, não apenas para Portugal, mas para toda a União, no reforço da segurança marítima, na proteção ambiental, na investigação e desenvolvimento e no apoio à navegação internacional", afirmou. 

“A União Europeia enfrenta atualmente desafios geopolíticos significativos. A Leste, temos uma guerra em curso e ações da Federação Russa também noutras latitudes, incluindo no Atlântico, destinadas a minar a livre circulação nos oceanos e as normas internacionais de navegação, representam uma ameaça à ordem global. A Oeste, a nova administração dos Estados Unidos aparenta desejar uma abordagem mais “mercantilista” na relação com a União Europeia”, começou por sublinhar o deputado Europeu.

“Perante este cenário, é necessário que a UE reforce as suas capacidades próprias, promovendo a sua autonomia estratégica, desde logo nos domínios da segurança e defesa, mas não só - sem antagonismos, mas com realismo e pragmatismo”. 

Nesse contexto, Franqueira Rodrigues destacou as condições únicas que os Açores oferecem para essa estratégia de maior autonomia europeia no Atlântico: “A nossa posição geoestratégica, os relacionamentos políticos e institucionais históricos e únicos, o facto da Região possuir uma das maiores zonas marítimas sob jurisdição europeia, sendo vital para a proteção dos interesses da UE nos oceanos, ou os serviços que pode prestar no campo da segurança e defesa, em prol de toda a UE, são todos elementos que temos de procurar valorizar neste quadro geopolítico desafiante, desde logo ao nível do Estado-membro, mas também nas instituições europeias.”

O coordenador dos socialistas na Comissão de Pescas do Parlamento Europeu aproveitou ainda para destacar “o trabalho de excelência” do Comando da Zona Marítima dos Açores não apenas na dimensão operacional, mas também pelo compromisso humano demonstrado na proteção da navegação, dos navegantes, no combate a ameaças e preservação ambiental. 

"A visita ao Comando da Zona Marítima dos Açores teve como objetivo reforçar a atenção da União Europeia para o potencial estratégico do Atlântico e dos Açores. É fundamental que a Europa reconheça e invista na Região como um eixo central para a sua nova estratégia geopolítica", declarou o deputado. 

O deputado é um dos vice-Presidentes do Intergrupo do Parlamento Europeu para os Oceanos, Rios, Ilhas e Zonas Costeiras (SEArica, na versão em inglês), com a responsabilidade sobre os temas das Regiões Ultraperiféricas e Segurança marítima, defesa e infraestruturas críticas.