Deputado socialista ao Parlamento Europeu reuniu com Cônsul dos EUA.
Franqueira Rodrigues organiza debate no segundo semestre de 2025, nos Açores, com legisladores, académicos e representantes políticos de ambos os lados do Atlântico.
André Franqueira Rodrigues reuniu hoje, em Ponta Delgada, com a Cônsul dos EUA para os Açores, Margaret C. Campbell, onde abordaram as perspetivas para as relações EUA-UE na sequência da tomada de posse do Presidente dos EUA, Donal Trump.
O eurodeputado, que é membro da delegação do Parlamento Europeu para as relações com os EUA, afirmou: "O novo mandato do Presidente dos EUA trará certamente novos desafios à relação transatlântica. Mas é exatamente por isso que se exige que reforcemos os mecanismos de auscultação e criação de entendimentos."
"Tendo desde logo por base o exemplo dos Açores e de Portugal, esta é uma parceria histórica, assente em valores e em laços humanos e institucionais muito fortes e que terá, também por isso, de saber encontrar as formas de relacionamento que sobreponham os interesses gerais aos particulares."
"A UE tem também de olhar para si mesmo e afirmar aqueles que são os seus interesses e objetivos de forma construtiva, mas assertiva", complementou Franqueira Rodrigues.
O açoriano aproveitou a oportunidade para apresentar à Cônsul dos EUA o Fórum que pretende organizar, nos Açores, no segundo semestre do presente ano, que reunirá legisladores, representantes políticos e da academia para aprofundar o debate sobre a relação EUA-UE, para o qual convidou a Cônsul e o futuro Embaixador dos EUA a se associassociarem.
André Franqueira Rodrigues sublinhou, por último, a sua preocupação com a realidade da comunidade portuguesa, maioritariamente açoriana, presente nos EUA, perante possíveis cenários de deportação futura.