PS/Açores defende ações concretas para a proteção do Monte da Guia e reabertura do Aquário de Porto Pim

PS Açores - Há 2 dias

Os deputados Inês Sá e Lúcio Rodrigues, eleitos pelo PS/Açores pelo círculo do Faial, visitaram hoje o Monte da Guia para avaliar o estado de conservação daquela área protegida, reconhecida como Reserva Natural e parte do Geoparque Mundial da UNESCO, onde confirmaram as preocupações já levantadas pelo partido: “a falta de investimento e de ações concretas do Governo Regional está a comprometer o ecossistema, o turismo e o património cultural deste espaço de excelência”.

"A situação no Monte da Guia é preocupante. A falta de manutenção nos últimos anos tem levado a algum descontrolo do crescimento de espécies invasoras que pode comprometer esta reserva a médio prazo. É uma situação que não se compadece com intervenções pontuais, mas sim com um plano de manutenção constante, sob pena de termos, muito em breve, no lugar das endémicas, um coberto de invasoras”, alertou Inês Sá.

Outro tema destacado durante a visita foi o encerramento prolongado do Aquário de Porto Pim, fechado desde o furacão Lorenzo, em 2019. "Este espaço é fundamental para a sensibilização ambiental, para o turismo e para a economia do Faial. Passados mais de cinco anos, não há uma data para a sua reabertura. É inadmissível que o Governo Regional continue sem dar respostas concretas aos faialenses", reforçou a deputada.

A deputada destacou ainda o impacto negativo do arrojamento massivo da alga invasora Rugulopteryx okamurae na Praia de Porto Pim, que continua a limitar o uso balnear deste local emblemático.

“O Governo Regional anunciou um estudo que deveria ter sido concluído em setembro de 2024, mas os resultados práticos ainda não se traduziram na resolução do problema”, frisou a socialista, que questiona o Governo Regional quando será entregue o respetivo estudo.

"A ausência de planeamento e execução de medidas concretas demonstra o desinteresse deste Governo pela conservação do património natural e pela qualidade de vida dos faialenses”, acrescentou.

Sobre a missiva da Câmara Municipal da Horta ao Governo Regional a pedir uma “intervenção urgente” na reabilitação do castelo de São Sebastião, localizado na freguesia das Angústias, a deputada avança que “passados quatro anos dos projetos já estarem concluídos, se lembraram da importância deste investimento para a ilha do Faial”.

“Esta intervenção vem sendo adiada há alguns anos, o que demonstra a incapacidade deste Governo em liderar este processo. A verba agora anunciada de 197 mil euros para 2025 é manifestamente insuficiente para a recuperação integral da área. É apenas folclore político que não resolve os problemas. Não obstante, congratulamos a Câmara Municipal da Horta por se juntar ao PS e a outras forças locais, que desde há quatro anos chamam a atenção para este problema”, frisou.

“O PS/Açores continua a exigir um compromisso sério com o os faialenses defendendo a proteção do Monte da Guia e o cumprimento das promessas feitas à população concluiu Inês Sá, que relembrou os investimentos efetuados pelos governos socialistas quer na recuperação e requalificação da Casa dos Dabney e do Aquário de Porto Pim, bem como da Fábrica da Baleia, para valorização ambiental e patrimonial desses espaços.

 

Horta, 31 de janeiro de 2025