PS/Açores apresenta medidas para colmatar falta de mão de obra nos Açores através da formação e integração de imigrantes

PS Açores - Há 3 horas

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista/Açores anunciou hoje, em Ponta Delgada, que vai apresentar propostas concretas que visam colmatar a falta de mão de obra nos Açores, através da formação e integração de imigrantes que, segundo a deputada Marlene Damião, são medidas “essenciais para responder às atuais carências de mão de obra e garantir um equilíbrio sustentável entre o crescimento económico e a coesão social”.

As medidas propostas pelo GPPS/Açores incluem a simplificação e a melhoria dos procedimentos de legalização, a redução dos custos para empresas e trabalhadores e a criação de programas de formação intensiva que permitam aos imigrantes adaptarem-se rapidamente às necessidades do mercado de trabalho regional.

No âmbito desta iniciativa, os deputados socialistas visitaram hoje a empresa JR & Filhos - Serralharia Artística Lda., reconhecida pelo seu papel na contratação e integração de imigrantes, onde a socialista alertou para as dificuldades que as empresas açorianas enfrentam na contratação de mão de obra qualificada, reforçando a necessidade de uma resposta célere e eficaz.

"Com a atual taxa de desemprego, torna-se ainda mais evidente que os imigrantes são essenciais para o desenvolvimento dos Açores. Precisamos de facilitar os processos de legalização, evitar burocracias desnecessárias e criar condições para uma integração mais rápida e digna", afirmou a deputada.

Marlene Damião sublinhou que "os Açores vivem uma transformação significativa, com um aumento de 73% da população imigrante na última década. Este fenómeno não deve ser visto apenas como um desafio, mas como uma oportunidade histórica para o crescimento e desenvolvimento da nossa Região.

Para o PS/Açores, a imigração deve ser vista como um fator de desenvolvimento e não apenas como uma resposta à carência de mão de obra.

“Somos uma Região tolerante e solidária, que sabe acolher e integrar. Mas para que isso aconteça de forma eficaz, é fundamental que existam medidas concretas e um verdadeiro compromisso político com esta realidade”, concluiu Marlene Damião.

 

Ponta Delgada, 06 de fevereiro de 2025