Porto da Horta é uma prioridade para o PS/Açores e deve voltar à agenda política regional, defende Francisco César

PS Açores - 12 de fevereiro

Francisco César reafirmou, esta quarta-feira, que o Porto da Horta e o seu reordenamento é uma das prioridades do Partido Socialista, para instar o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM a voltar a colocar o assunto na agenda política.

“Para o Partido Socialista o reordenamento e capacitação deste Porto é uma prioridade, porque assim conseguiremos que seja um polo de atração do tráfego internacional ao nível dos iates, e com isso gerar emprego e trazer maior riqueza para a ilha”, afirmou o líder socialista, para lamentar que o assunto tenha, com este Governo, saído da agenda mediática.

Conforme recordou o Presidente do PS/Açores, que falava à margem de uma reunião com a Portos dos Açores, o assunto esteve na agenda durante os Governos da responsabilidade do Partido Socialista, sendo que agora “não há nada em cima da mesa em termos de futuro”.

“E, não há nada pior do que nós retirarmos da agenda aquilo que é, ou que pode ser, parte do futuro desta ilha e aquilo que parece é que o assunto deixou de ser uma prioridade e isso não pode acontecer”, acrescentou o socialista.

Reiterando que com o PS/A “houve várias propostas em cima da mesa, que foram discutidas, gerando, em alguns casos contestação, noutros com pessoas a favor”, Francisco César reafirmou o compromisso de “apostar neste Porto, neste reordenamento, e gastar os fundos que nós temos disponíveis para conseguir algo que verdadeiramente funcione e dê as respostas àquilo que nós queremos para esta ilha”.

Na ocasião, Francisco César lamentou, ainda, a falta de explicações do Governo quanto à razão para que o assunto tenha sido deixado para trás, salientando que quando se retiram assuntos da agenda, “o Governo não está a governar”.

“Nós nos Açores precisamos de duas coisas que parecem não existir: a primeira é a estabilidade nos objetivos e a segunda é ter objetivos que também desapareceram. Governar é isto”, afirmou o socialista, para relembrar que “os que no passado reivindicavam uma aposta no Porto, hoje parece que desapareceram ou que ficaram silenciados”.

A esse propósito, Francisco César referiu o projeto que existia do PS para reafirmar o compromisso de que o mesmo possa voltar a ser discutido corrigindo o que for necessário.

“Quando se governa temos de ter prioridades políticas e o Porto é uma prioridade para o Partido Socialista, já para o Governo Regional nós não sabemos se existem sequer prioridades para esta ilha”, concluiu o Presidente do PS/Açores, Francisco César.