RESPONSABILIDADE - O tempo em que vivemos exige grande responsabilidade de todos.
É legítimo que diagnostiquem problemas, que apontem preocupações, que sinalizem fragilidades, mas é uma obrigação política e moral apontar soluções e propostas concretas sérias e exequíveis para a resolução dos problemas detectados.
Não fazê-lo é não assumir, devidamente, as suas responsabilidades.
Naturalmente que é tentador fazer política a capitalizar descontentamentos localizados e discordâncias circunstanciais, mas o tempo de hoje exige mais de todos.
Temos pela frente grandes desafios e uma situação económica e social muito complexa. Espera-se, por isso, o empenho e o contributo sério de todos. Não fazê-lo é não estar à altura dos tempos, é não estar à altura das responsabilidades.
TRANSPARÊNCIA – O Deputado José San-Bento, meu amigo e primeiro vice-presidente do Grupo Parlamentar a que tenho a honra de presidir, é o autor da moção sectorial apresentada ao Congresso do PS que prevê mais transparência nas nomeações dos presidentes de empresas públicas nos Açores. Pretende-se, com esta moção, que também subscrevo, mandatar o Grupo Parlamentar do PS Açores para que proceda a uma alteração do quadro legislativo que viabilize a audição prévia, em comissão parlamentar competente, dos presidentes dos órgãos executivos nomeados pelo Governo Regional para as entidades que integram o Setor Público Empresarial. Esta nova abordagem não representa uma prática inquisitória, mas sim, estamos convencidos, o reconhecimento do amadurecimento do nosso regime autonómico. Representa também uma forte valorização da exigência, do rigor e da transparência, elementos basilares da democracia representativa. Mais uma prova de que o Partido Socialista Açores é uma referência de modernidade, de democracia, de reformas e de evoluções programáticas e metodológicas, sem temores, pelo futuro.
JOSÉ MEDEIROS FERREIRA – Deu-nos a honra da sua presença no último congresso do PS Açores onde participou e deixou um testemunho inspirador para as novas gerações. Privar com aqueles que arriscaram a própria vida para defender a democracia que temos hoje é um privilégio. Já foi quase tudo dito acerca de José Medeiros Ferreira. O seu percurso de combatente e resistente político é inspirador para várias gerações. Medeiros Ferreira atingiu um estatuto ao alcance de muito poucos. Não pelos cargos e pelas funções que desempenhou com brio e dedicação. Mas, sobretudo, por continuar a ser uma referência incontornável para todos os que acreditam numa esquerda humanista, moderna e progressista, que tanta falta faz ao nosso país.
Obrigado Medeiros Ferreira…..