O PSD Açores é hoje um partido de contradições.
Ao mesmo tempo que debatemos o Plano e Orçamento para 2015 da Região Autónoma dos Açores, foi debatido e aprovado o Orçamento de Estado na Assembleia da República.
Aqui, num Plano e num Orçamento que aumenta o investimento público, que aumenta as dotações para o emprego, para a empregabilidade, para a competitividade empresarial, para a educação e qualificação e que mantém os apoios sociais, o PSD vota contra.
Na República, num Orçamento de Estado que mantém a política de austeridade dos últimos anos, que mantém uma enorme carga fiscal sobre as famílias e sobre as empresas e que continua a política de cortes nos ordenados, nas pensões e nos rendimentos das famílias, o PSD Açores vota a favor.
Ou seja, o PSD é contra um bom orçamento para os Açores e é a favor de um mau Orçamento de Estado para o país e para a Região.
Mas pior do que isso, quer aqui na apreciação que a Comissão de Economia fez do Orçamento de Estado, quer na Assembleia da República, os deputados do PSD Açores votaram contra propostas que defendiam questões muito importantes para a nossa Região.
Votaram contra o financiamento de um plano de revitalização económica para amenizar os impactos negativos económicos e sociais da redução norte-americana da Base das Lajes;
Votaram contra o reforço de financiamento da Universidade dos Açores para fazer face aos custos da tripolaridade desta instituição;
Voltaram a votar contra uma proposta para apoio do Governo da República aos prejuízos das intempéries de Março do ano passado;
E pior do que isso, votaram contra a proposta para a reposição das transferências do Estado para a Região, depois destas serem reduzidas em 67 milhões de euros no ano de 2013;
Ou seja, temos visto o Presidente do grupo parlamentar do PSD Açores afirmar-se como grande defensor dos Açores, mas os factos desmentem-no e comprovam que o PSD nos Açores diz uma coisa e na Assembleia da República faz exatamente o seu contrário.
Caso para perguntar, porque é que o PSD Açores não teve a coragem dos deputados do PSD Madeira que votaram contra o Orçamento de Estado em defesa da sua Região?
E sobre as propostas de alteração apresentadas por este partido, mais contradições.
Anuncia que vai votar contra antes do debate começar. Ou seja, demite-se da possibilidade e capacidade de influenciar positivamente o Plano e Orçamento, radicalizando o discurso e assumindo logo discordância total.
Diz-se preocupado com o desemprego mas não apresenta uma única proposta de alteração sobre esta matéria.
Diz-se desagradado com os beneficiários do Rendimento Social de Inserção na Região, mas propõe um complemento regional a este apoio.
Depois do debate do Plano e Orçamento para 2015, verificamos uma narrativa pública do PSD Açores que tenta reescrever os factos e disfarçar as suas incapacidades e contradições evidentes.
Os açorianos não se deixarão enganar…