Os Açores têm sido, ultimamente, distinguidos a nível internacional como destino turístico. Ainda agora está nomeado pela European Consumer’s Choice para Melhor Destino Europeu 2016.
O Observatório do Turismo dos Açores efetuou no passado verão um inquérito à satisfação do turista que visita os Açores. Este documento é importante para os operadores desta área poderem tirar conclusões para irem ao encontro dos vontades e necessidades dos turistas que nos visitam.
Cerca de 61% dos inquiridos responderam que fizeram as suas reservas de viagem através de canais online, tal como está já acontecer com outros destinos.
Mais de metade (55,8%) dos inquiridos vieram do estrangeiro, sobretudo da Alemanha (destacada com mais de 20%), dos Países Baixos, Espanha e Estados Unidos da América e considera que o preço é justo pela qualidade oferecida. É também curioso verificar que a faixa etária com mais turistas se situa entre os 45 e os 55 anos (com 27,1%) e que os profissionais liberais e quadros superiores representam mais de metade dos inquiridos.
A maior parte escolheu os Açores (37,7%) por recomendação de familiares e amigos, seguindo-se a internet. As agências de viagens surgem em terceiro lugar na influência que tiveram na escolha do destino Açores. A grande maioria escolheu o voo tradicional para chegar e sair da Região.
Por fim verifica-se que 96,6% dos inquiridos serão capazes de recomendar uma visita aos Açores e 71,3% pensa em voltar à Região.
Promover a qualificação dos profissionais turísticos, melhorar a comunicação sobre os eventos que decorrem nas diversas ilhas, disponibilizar mais opções tarifárias no transporte aéreo, melhorar a mobilidade inter-ilhas e a informação sobre transportes públicos, são algumas sugestões apresentadas pelos inquiridos que podem dar pistas para melhorar o sector.
A consolidação de um destino turístico demora muito tempo e consome muitos recursos financeiros. É um processo que deve ser avaliado permanentemente para corrigir o que tiver de ser corrigido e alterar o que tiver de ser alterado.
Esta atividade, que vale milhões, está sujeita a uma enorme concorrência e em constante mudança, razão pela qual há que estar atento às preferências dos turistas e às tendências do mercado.