O Deputado António Ventura, numa entrevista em Lisboa, e a respeito do PREIT, afirmou o seguinte: “ O Plano (…) foi feito para os Açores sacarem dinheiro à república e aos Estados Unidos, para o governo receber um cheque em branco”
A respeito de um Plano aprovado pelo Governo dos Açores, para atenuar as graves consequências para a Terceira da redução do número de trabalhadores portugueses na Base, e que aliás mereceu apoio e ratificação, através de Resolução, do nosso Parlamento – é de uma gravidade política inaudita, para alguém que tem grandes responsabilidades, como representante dos Açores e Terceirense, na Assembleia da República.
Por isso, O PS-A fez aprovar um voto de protesto na ALRAA, condenando tal atitude política, com veemência e frontalidade.
Significativamente, o PSD-A, em vez de se demarcar de tal posição, tentou acusar a maioria de querer julgar “delitos de opinião”…
Como se os votos de protesto não devam atingir posições políticas, de atores políticos; como se o nosso Parlamento, que ratificou politicamente tal Plano, não mereça respeito!
A cegueira partidária, aliada à tacanhez de desempenho, não pode nunca sobrepor-se ao interesse dos Açores e das suas Ilhas!