A crise pandémica, que se vive hoje em todo o Mundo, tem afetado, de forma extrema, diversas áreas de atividade.
Nestas, incluem-se o comércio tradicional dos centros históricos das cidades, nomeadamente o de Ponta Delgada.
Todas as medidas para apoiar o comércio tradicional são bem-vindas, no entanto, como bem temos verificado, as iniciativas desenvolvidas pela Câmara de Ponta Delgada para inverter esta situação, têm sido tímidas e insuficientes, como está bem patente, por exemplo, na isenção de pagamento de parquímetros apenas ao sábado, aliás, que nada acrescenta à prática dos últimos anos, quando vivíamos numa situação de normalidade.
Lamentavelmente, aquilo que se verifica é uma total insensibilidade ao dramático contexto económico, que os empresários do centro histórico de Ponta Delgada vivem.
Acresce a isto, a igual cegueira, que impede a maioria que restou do PSD na Câmara Municipal de Ponta Delgada, de adotar medidas com impacto na saúde pública, que evitem a concentração de pessoas, num único dia da semana.
Sendo esta época fundamental para a atividade de tantos e tantos dos nossos comerciantes, os vereadores do PS na Câmara Municipal de Ponta Delgada propuseram, na reunião de Câmara da passada quarta-feira, que até ao dia 29 de dezembro de 2020, o estacionamento fosse gratuito nas zonas com parquímetros e nos parques subterrâneos concessionados pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, bem como a circulação gratuita na rede de minibus que serve o centro histórico da cidade.
Com isto pretendíamos garantir a universalidade e gratuitidade do acesso, de todos os cidadãos ao centro histórico da cidade, para aí poderem, em segurança, efetuarem as suas compras de Natal.
Mas a cegueira partidária, o foco no fútil e supérfluo, em detrimento do importante e essencial, levaram, mais uma vez, a maioria que restou do PSD na Câmara Municipal de Ponta Delgada, a impedir que fossem criadas melhores condições para que os comerciantes do centro histórico possam desenvolver a sua atividade.
Ponta Delgada merece mais, Ponta Delgada merece melhor.