Opinião

Espaço

Grupo Parlamentar de Amizade Portugal – EUA - no início de cada legislatura são aprovados os Grupos Parlamentares de Amizade, desta vez, decorrente da situação pandémica só agora começaram a ser instalados estes organismos. Os Grupos Parlamentares de Amizade criados na Assembleia da República são vocacionados para o diálogo e a cooperação com os Parlamentos dos países amigos de Portugal. São importantes veículos de reforço do trabalho parlamentar com o objetivo de aprofundar as relações entre os Estados e contribuem para o diálogo de importantes dossiers, como as questões relativas à Base das Lajes, às nossas comunidades emigrantes ou a investimento directo estrangeiro. Nesta legislatura tenho a honra de ser, novamente, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-EUA, e de fazer parte dos Grupos Parlamentares de Amizade Portugal - Canadá e Portugal-Coreia.

Air Center - desde que foi anunciada a criação deste centro de investigação internacional nos Açores, achei que era uma mais-valia para a nossa região. Acreditei e acredito que este centro tem o potencial de afirmar os Açores enquanto plataforma científica e tecnológica, projectando e afirmando, igualmente, Portugal enquanto ator estratégico no Atlântico, até porque defendo que todos ganhamos quando aproveitamos o potencial das Regiões Autónomas. Hoje, vive-se uma nova fase no AIR Center, aliás, como afirmado pelo Ministro da Ciência há poucos dias. O AIR Center conta com mais de 20 projetos programados para os próximos três anos, que representam um volume de financiamento de 1,6 milhões de euros, inseridos num contexto de consórcios internacionais que representam cerca de 35 milhões de euros e já criaram mais de 120 novos empregos altamente qualificados, sendo que 12 estão na ilha Terceira. Além disso, neste Centro continuam a ser realizados investimentos como a instalação da nova antena para rastreio de satélites que receberá em tempo real os dados enviados pelos principais satélites que cobrem o Atlântico Norte, incluindo os satélites das agências norte-americanas NASA e NOOA; a extensão à ilha Terceira da rede pública de comunicações científicas da Fundação da Ciência e Tecnologia; o reforço da rede internacional e a criação do Observatório do Atlântico, na Ilha do Faial, pólo do AIR Center. Este Centro inclui ainda um programa internacional de 60 bolsas de doutoramento. Concluindo, o Governo da República apostou fortemente na criação deste Centro e continua a apostar fortemente no seu desenvolvimento. Importa, por isso, também a nível regional aproveitarmos todo o potencial que ele encerra. Os Açores podem afirmar-se não só na investigação, mas também na formação beneficiando dos quadros altamente qualificados que fazem parte da rede do AIR Center, o que permitiria por exemplo que a própria Universidade dos Açores se afirmasse internacionalmente com licenciaturas altamente diferenciadas nas áreas do Espaço, Atmosfera, Oceano, Clima, Energia ou Ciências dos Dados. Esta é uma aposta que ainda falta fazermos.

Estratégia para o Espaço - ao longo dos últimos 5 anos, assistimos a uma forte aposta nacional na definição de uma estratégia para o espaço. Normalmente as estratégias nacionais em diferentes domínios concentravam-se em desenvolver o potencial de Portugal continental e esqueciam as regiões autónomas. Este não foi o caso. Além da criação do AIR Centre, o Governo da República definiu que a sede da Agência Espacial Portuguesa ficaria na ilha de Santa Maria, e ganhou corpo a ambição regional e nacional de se criar nesta ilha um Porto Espacial. Entretanto, foram sendo dados os vários passos para a concretização deste projeto, mas segundo os últimos dados os 2 concorrentes do concurso para a construção deste Porto Espacial foram excluídos. Ora, na audição com o Ministro Manuel Heitor voltei a sublinhar que não podemos perder a oportunidade de colocar os Açores no mapa do setor espacial internacional e de se criar um ecossistema de inovação espacial na ilha de Santa Maria. Questionei, ainda, se estaria em causa a concretização do Porto Espacial, bem como de futuros projetos, como a criação do próprio Hub espacial de Santa Maria, e apelei para que se possa desenvolver todos os esforços com o objetivo de criar esta infraestrutura para lançamento de pequenos satélites. À partida, até ao final deste mês, devem ser dados novos importantes passos, que espero permitam tornar este ambicioso projeto uma realidade.

Já sabe proteja-se e proteja os seus! Haja saúde!