O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, participou esta manhã, em Bruxelas, na 3.ª reunião da Comissão de Cultura, Educação e Investigação (EDUC) do Comité das Regiões (CdR), na qual estiveram em análise as comunicações da Comissão Europeia (CE) ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social e ao Comité das Regiões sobre Bibliotecas Digitais e o Novo Quadro Estratégico para o Multilinguismo, bem como a proposta de recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho sobre as competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida.
No final do encontro, Carlos César destacou como especialmente importantes para os Açores as questões ligadas à criação de uma Biblioteca Virtual Europeia até 2010 e da aprendizagem ao longo da vida.
No primeiro caso, trata-se de um projecto destinado a assegurar que o registo cultural do velho continente fique acessível on-line a todos os cidadãos, definindos os passos tendentes à digitalização e preservação digital dos documentos. Segundo referiu, “os Açores vão acompanhar de perto esta questão”, até porque o projecto poderá ser fundamental para ultrapassar a distância os açorianos relativamente aos acervos documentais europeus.
No segundo caso, Carlos César considerou o dossier sobre as competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida extremamente relevante para a Região, adiantando que esta questão poderá enquadrar-se no objectivo do seu executivo de promover uma “nova geração de políticas”. A este propósito, sublinhou que se trata de “uma ferramenta de referência europeia para as competências-chave, delineando a forma de acesso de todos os cidadãos a essas competências.
O presidente anunciou, mesmo, que a matéria tem sido objecto de grande reflexão no seio do seu executivo, que tem já em elaboração o próximo Programa Regional de Emprego, “que se integra nos novos desafios com que o Governo se confronta”.
GaCS/JSF