O presidente do Governo Regional defendeu, hoje, a necessidade de uma melhoria da cooperação dos Açores com os Estados Unidos (EUA) no quadro do acordo das Lajes, considerando que a criação recente de uma subcomissão para análise de projectos açorianos a apoiar pelos norte-americanos constitui um importante passo nesse sentido.
Em declarações aos jornalistas depois de receber, no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, o senador estadual de Massachusetts, Marc Pacheco, Carlos César acrescentou esperar que a evolução registada nesse domínio se materialize em breve com a aprovação das iniciativas propostas pelos Açores.
Para que tal aconteça, referiu contar, também, com o apoio do senador estadual, um político que “carrega”, por herança familiar, mais de um século de história da emigração açoriana para os Estados Unidos e que cumpre o sétimo mandato de deputado estadual.
A Região tem com os EUA uma relação baseada em interesses comuns e em laços afectivos, considerou Carlos César, para quem o senador recebido em Sant’Ana – “um amigo dos Açores” – integra um grupo de políticos norte-americanos cuja acção assegura uma ligação permanente e eficaz com o arquipélago.
O presidente do Governo Regional preconizou, também, a intensificação dos fluxos turísticos dos EUA para os Açores, admitindo que neste sector “tem sido difícil encontrar parceiros para partilhar projectos”.
O senador Marc Pacheco, que na sua deslocação à Região esteve nas ilhas Terceira e S. Miguel, é recebido, no próximo sábado, em Lisboa, pelo presidente da Assembleia da República.
GaCS/AP