O presidente do Governo Regional, Carlos César, relevou hoje o contributo das Casas dos Açores, em todo o Mundo, para o conhecimento e divulgação da Região, ao agradecer o envolvimento e as iniciativas que desenvolvem em nome dos Açores.
Carlos César falava no final de um almoço com os participantes na IX Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, que decorreu desde o início do mês na ilha do Pico e agora se encontra no Faial.
O chefe do executivo defendeu ser necessário manter a secular relação entre os açorianos que partiram e os que ficaram, destacando o papel das Casas dos Açores na prossecução deste desiderato.
Aludindo ao Dia da Região Autónoma dos Açores que hoje se assinala, Carlos César lembrou que se pode celebrar os Açores em qualquer parte o Mundo, assim como “não é necessário nascer nos Açores para ser açoriano”.
Neste convívio com os dirigentes das Casas dos Açores do Continente português (Norte, Lisboa e Algarve), do Canadá (Ontario, Quebéc e Winnipeg), dos Estados Unidos (Nova Inglaterra), do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e com a representante da associação “Los Azoreanos”, do Uruguai, o presidente do Governo foi obsequiado pelos presentes com a oferta de uma placa alusiva ao encontro.
GaCS/JSF