O presidente do Governo Regional, Carlos César, inaugura, segunda-feira, um museu instalado na Fábrica de Açúcar de Ponta Delgada para assinalar cem anos de actividade da indústria açucareira nos Açores.
Implantado na antiga sala de ensacamento da unidade fabril propriedade da SINAGA, devidamente restaurada e adaptada, o novo museu reúne um espólio diversificado em que figuram fotografias, documentos, equipamentos, peças e instrumentos ligados à história centenária da fábrica.
As comemorações dos cem anos da Fábrica de Açúcar de Ponta Delgada, criada no local onde funcionou, entre 1885 e 1906, a destilaria do álcool de Santa Clara, incluem uma sessão pública presidida, também, por Carlos César.
Apesar das dificuldades por que tem passado, a unidade fabril que transforma beterraba produzida localmente e ramas importadas, destinando o seu produto sobretudo o mercado regional, tem vindo a manter-se sem interrupção de funcionamento, recebendo, em 2006, a quinta melhor produção de beterraba dos últimos 20 anos.
GaCS/AP