Nas últimas eleições autárquicas, em Outubro de 2005, o PS-Ponta Delgada apresentou como uma das suas prioridades a implementação de um novo conceito de cidade. Integrando a reabilitação habitacional, o apoio ao comércio tradicional, a qualificação do espaço público e a melhoria da mobilidade como factores essenciais para a revitalização da cidade de Ponta Delgada.
Esta estratégia, cada vez mais actual, reveste-se de primordial importância para a afirmação da maior cidade dos Açores como uma moderna capital europeia de média dimensão. Uma cidade moderna, atraente e acolhedora capaz de aproveitar todas as oportunidades decorrentes dos fluxos turísticos que procuram a Região.
A nova realidade turística de Ponta Delgada obriga a uma redobrada atenção e a um enorme esforço, quer dos poderes públicos, quer dos agentes privados, no sentido da adopção de medidas diferenciadoras que qualifiquem a oferta turística.
O maior concelho da Região tem uma enorme responsabilidade na definição do perfil da oferta turística dos Açores.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada tem um papel muito importante a desempenhar na reorganização da Cidade e do Concelho, afim de capacitar o território de Ponta Delgada com as infra-estruturas, os serviços e as inovações capazes de satisfazer os elevados padrões de qualidade da actual procura turística.
Infelizmente o actual Executivo camarário não tem uma estratégia que incorpore o turismo como elemento de desenvolvimento de Ponta Delgada. Continuamos a perder tempo e a desperdiçar oportunidades de desenvolvimento. Vivemos uma situação preocupante, reveladora de uma gestão autárquica desactualizada, sem ideias inovadoras e que vive da mediatização do efémero e de méritos alheios.
É ciente dos desafios, da necessidade de mudança e do enorme trabalho que é necessário realizar no plano autárquico, que o PS promove, amanhã, dia 23 de Março, pelas 20H30, na Escola de Hotelaria, no antigo Hotel São Pedro, um debate subordinado ao tema "Ponta Delgada e o Turismo".
Neste encontro, pretende-se suscitar a análise ao sector do Turismo quer na Cidade, quer no Concelho de Ponta Delgada. Este debate, aberto a todos os interessados, contará com intervenções da Professora Doutora Ana Isabel Moniz, docente do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores e do Eng.º Feliciano Soares, responsável pelo Grupo Cipraçor.
Esta iniciativa do PS terá desenvolvimento com mais três eventos do mesmo género a decorrer ainda em 2007. Em Junho debateremos o tema "Ponta Delgada e o Desenvolvimento Local", na Vila das Capelas. Em Setembro, "Ponta Delgada e a Qualidade de Vida" a realizar na freguesia dos Mosteiros. E por último, no mês de Novembro debateremos "Ponta Delgada e a Solidariedade Social".
O PS procura assim criar uma plataforma de debate e participação em torno da política autárquica aberta a todos os cidadãos interessados. Um espaço de liberdade onde se possa confrontar perspectivas diferentes, criticar políticas, debater opções, avaliar resultados e gerar alternativas.
O PS continuará assim, de forma empenhada e com sentido de oportunidade, a contribuir para o aprofundamento do debate democrático e para a apresentação de propostas alternativas que permitam melhorar o bem-estar social, económico e cultural em Ponta Delgada.