O Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, foi hoje entronizado, nas Velas, confrade honorário da Confraria do Queijo de São Jorge, com o grau “Notável”, o mais elevado dos galardões da agremiação.
Numa curta intervenção de agradecimento, o chefe do executivo comprometeu-se a continuar a pugnar pelo reconhecimento daquele produto “de excelência”, ao mesmo tempo que admitiu ser necessário participar em associações deste género, cujo trabalho é fundamental para o reconhecimento de determinados produtos especiais.
No caso desta confraria, afirmou, “não é apenas um espaço cultural, de diálogo, produtivo e promocional, mas é também uma instituição científica que intervém na certificação e na regulação do mercado do queijo da ilha de São Jorge”.
Carlos César disse, ainda, que é fundamental “envolvermo-nos neste processo, porque o queijo de São Jorge não é apenas emblemático da promoção externa da Região, mas é também essencial do ponto de vista da salvaguarda da base da economia da ilha”.
GaCS/FA