O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, segue, amanhã, para os Estados Unidos, integrado na comitiva do Presidente da República que, de 19 a 23 de Junho, se desloca, oficialmente, a Washington, para inaugurar uma exposição sobre “Portugal no Mundo”, e às comunidades portuguesas residentes no Estado de Massachusetts, nomeadamente na área de Boston e em Fall River e New Bedford, e ainda de Newark, no Estado de New Jersey.
Na exposição "Encompassing the Globe: Portugal and the World in 16th and 17th Centuries", que estará patente até 16 de Setembro numa galeria do Smithsonian Instituion, no centro da capital federal dos Estados Unidos, a Região Autónoma dos Açores estará representada por um Coroa do Divino Espírito Santo, em prata, datada do século XVII.
Aquela peça de arte, que faz parte do espólio do antigo Recolhimento de Santa Bárbara, em Ponta Delgada é um elemento carregado de grande simbolismo porque, na opinião do presidente do Governo, representa o carácter universalista do culto ao Espírito Santo.
Carlos César, que faz parte, como vice-presidente, da Comissão de Honra daquele importante evento internacional, considera, por outro lado, que a mostra sobre a arte portuguesa e sobre Portugal realizada, agora, nos Estados Unidos, representa o que o País foi e é, documentando a gesta mais importante dos portugueses, ou seja, os seus descobrimentos.
A inauguração da exposição está marcada para as 15:30 horas (hora local, menos quatro que nos Açores) do dia 20 de Junho, na Freer Gallery of Art/Arthur M. Sackler Gallery, em Washington, estando, agendado, também, para esse dia, um jantar de gala oferecido em honra do Presidente da República, seguido de um concerto de Fado, pela fadista Mariza.
No dia 21 de Junho, já em Boston, o Presidente da República concede uma audiência ao governador do Estado do Massachusetts, com quem o chefe do executivo açoriano esteve reunido no passado dia 5 deste mês, está presente num almoço com responsáveis da Portuguese-American Post-Graduate Society, e mantém um encontro com Secção dos EUA do Conselho das Comunidades Portuguesas. Neste mesmo dia, destacam-se ainda, uma recepção oferecida por Cavaco Silva em honra dos “Friends of Portugal” e um encontro com a comunidade portuguesa, no Portuguese Club, em Hudson.
No dia seguinte, a comitiva, desloca-se à cidade de Fall River, participando num almoço oferecido pela Aliança de Empresários Luso-americanos de Fall River, no Centro Cultural Português.
Segue-se, depois, uma visita ao Bristol Community College, antes da partida para New Bedford, onde será visitado o New Bedford Whaling Museum (Museu da Baleia).
No final deste dia, o chefe do Estado visita a Universidade de Massachusetts - Dartmouth, contactando com os professores do Departamento de Português e do Centro de Estudos de Português, que estão a desenvolver um projecto de preservação da memória da presença dos Açores na América do Norte, financiado pelo Governo Regional, nos termos de um acordo assinado para o efeito já este ano, em Ponta Delgada.
No último dia da sua estadia nos Estados Unidos, o Presidente da República avista-se, em Newark, New Jersey, com representantes da Comunidade portuguesa residente naquela área.
GaCS/JMB