Os Vereadores do PS na Câmara de Ponta Delgada votaram ontem, em reunião reunião da Vereação, contra o Relatório de Actividades e a Prestação de Contas da Câmara de Ponta Delgada referentes ao ano passado.
Os vereadores do PS consideraram que "os documentos em causa revelam um franco cumprimento de um mau Orçamento subordinado a prioridades erradas".
Os socialistas alertam que "no que toca à revitalização do centro histórico da Cidade e do apoio ao comércio tradicional, do desenvolvimento local das freguesias rurais do Concelho e do desenvolvimento duma política social que responda às principais necessidades dos munícipes, 2007 foi um ano perdido."
Os Vereadores socialistas consideram que "não estamos apenas perante opções erradas, estamos perante execuções financeiras fracas que representam falta de rigor, planeamento deficiente e adiamento de soluções urgentes. O Orçamento municipal teve uma execução de 73%, o Plano Plurianual de Investimentos quedou-se pelos 66% e o Plano de Actividades de 2007 só foi cumprido em 45%" Os Vereadores acrescentam que "estamos perante uma autarquia que hipoteca o rigor, o planeamento e o futuro do Concelho".
Os socialistas referem também que "a parte mais significativa das intervenções da Autarquia em infra-estruturas é financiada por parcerias com privados que correspondem à assunção de milhões de euros de responsabilidades financeiras futuras".
Os socialistas denunciam ainda "a existência de 3,8 milhões de euros de dívidas a terceiros e o contínuo estrangulamento financeiro das juntas de freguesia que receberam em dois anos o que lhes foi garantido como compromisso anual".
Perante todos estes factos os Vereadores do PS consideram que "a Presidente da Câmara de Ponta Delgada lembra, cada vez mais, a última Secretária das Finanças dos Governos do PSD que quando abandonou funções deixou a Região na bancarrota. Curiosamente ambas têm o mesmo nome."