Centena e meia de pessoas, entre as quais avultavam os candidatos socialistas por Santa Maria e o mandatário regional da campanha, assistiram á apresentação do Programa Eleitoral do PS, com vista às "Regionais" de 19 de Outubro.
Discursando na sessão, o presidente do PS-Açores disse que, para a elaboração do referido programa, "recolhemos centenas de sugestões, foram identificados e debatidos inúmeros problemas e, sobretudo, demos asas a uma indagação profícua, a diálogos sem condicionamentos, a confrontos arejados"
Numa implícita referência ao comportamento de outros partidos, Carlos César afirmou que "os que, como nós, não temem o contraditório, a polémica e a autocrítica, não sentem a falta de oxigénio nem se lamentam da democracia, nem, muito menos, poupam esforços para forjar novas ideias. Foi assim, com essa ambição renovada, que nasceu o nosso Programa Eleitoral, onde se acolheu o que de melhor e mais ambicioso se perspectivou para o futuro dos Açores. O documento que hoje apresentamos revela isso mesmo: uma nova ambição para os Açores, uma crença irrevogável nestas ilhas com futuro".
Depois de, em síntese, ter abordado as quatro grandes áreas do Programa de Governo que originarão 830 medidas para a próxima legislatura (ler versão integral do discurso, bem como o texto completo do Programa), César concluiu o seu discurso frisando que se pretende - e vamos ter, nos Açores - cidadãos mais activos, empreendedores, profissionalizados, competitivos e recompensados; politicas sociais mais eficazes para os grupos mais frágeis e de risco; mais e melhores empresas privadas na economia do mar, do conhecimento, na agricultura e no turismo; mais competências, qualificação e especialização na diversidade; e mais empresas de base regional e mais internacionalização.
"Queremos o melhor e o necessário em Autonomia, em Governo e em Estado. Estamos, mais uma vez, preparados para governar bem os Açores", disse.
Ouvir intervenção do Presidente Carlos César
Ler intervenção do Presidente Carlos César