"Uma grande honra para os açorianos" foi como Carlos César qualificou o facto de os Açores terem sido seleccionados - por uma associação que junta várias regiões europeias de 47 países - para Região Europeia do ano de 2010.
Para o presidente do PS/Açores, que falava, em Santa Cruz das Flores, para mais de seiscentas pessoas, a nomeação é resultado da acção governativa do Governo apoiado pelo Partido Socialista, que começa a ser reconhecido fora da Região.
Aliás, esse trabalho é igualmente apreciado no interior do arquipélago, como o demonstra a casa cheia que se pôde observar em Santa Cruz e que levou Carlos César a estabelecer uma comparação com o que observou há 27 anos, quando visitou a ilha das Flores no âmbito de uma acção política.
"Nessa altura, a mesa de honra era maior do que a assistência. Hoje, essa assistência parece maior do que a ilha das Flores. E isso quer dizer que esta sala é o testemunho do apoio, do envolvimento e da esperança que se justificam pela obra feita, pelas provas que temos dado, pelos resultados que temos obtido e, também, pelos projectos que temos", disse.
E foi a obras, já concluídas ou em curso na ilha, bem como a projectos para a próxima legislatura, que o presidente do PS/Açores dedicou a maior parte da sua intervenção, garantindo aos florentinos que podem contar, como sempre contaram, com o Governo do PS, para promover e apoiar o desenvolvimento da ilha.
Turismo, Energias Renováveis e Investigação Marinha foram áreas a que se referiu, mas foi o Ambiente que mereceu particular destaque, nomeadamente com a definição do objectivo de alcançar, nas Flores, em 2015, os oitenta por cento de produção da energia eléctrica consumida na ilha.
Reiterando a ideia de que os eleitores das Flores têm muitos e bons motivos para renovarem a confiança que depositaram no Partido Socialista, Carlos César apelou a todos no sentido de exercerem o seu direito de votar e para que passem a palavra de que votar é reforçar os Açores e a sua autonomia.
Ouvir declaração de Carlos César