O deputado do PS/Açores Hernâni Jorge, que preside à Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho, salientou hoje que a subcomissão de trabalhadores e o director da RTP/Açores negaram qualquer ingerência na informação do centro de regional de rádio e televisão.
“Quer destacar que, quer a subcomissão de trabalhadores, quer o director do centro, negaram de forma clara a existência de ingerências de qualquer tipo de poder, particularmente o político, na linha editorial da rádio e da televisão pública nos Açores”, adiantou Hernâni Jorge.
O parlamentar socialista falava na delegação da ilha de São Miguel da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, após a Comissão ter ouvido, no âmbito de um projecto de resolução da bancada do PS, os representantes dos trabalhadores e o director da RTP/Açores.
Segundo Hernâni Jorge, os deputados registaram com agrado esta negação de qualquer tipo de ingerência na área da informação, “tendo por base algumas notícias e insinuações vindas a público nos últimos tempos”.
O deputado do PS/Açores referiu, ainda, a constante preocupação do Grupo Parlamentar socialista com a forma como são exercidos as obrigações de serviço público de rádio e televisão nos Açores.
O Partido Socialista e a Assembleia Legislativa, no âmbito dos poderes de que dispõe de acompanhamento daquele serviço público, “procurarão perceber se o momento é de pessimismo, conforme foi indiciado pela subcomissão de trabalhadores, ou de algum optimismo, como manifestado pelo director” da RTP/Açores.