Deputados do PS/Açores reuniram-se, sexta-feira, com a Federação das Pescas dos Açores (FPA) e com a Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA), encontros que serviram para um melhor conhecimento das preocupações e das perspectivas manifestadas pelos representantes dos dois sectores de actividade.
Nas duas sessões de trabalho, que decorreram nas ilhas Terceira e São Miguel, os parlamentares socialistas tiveram, assim, oportunidade de analisar, entre outros temas, as medidas do Governo Regional para minimizar os efeitos da crise nacional e internacional.
Acompanhado pelos deputados José Gaspar Lima e Berto Messias, o presidente da bancada socialista, Hélder Silva, fez um apelo à união dos profissionais do sector das pescas das várias ilhas do arquipélago.
No encontro que decorreu em Angra do Heroísmo, os deputados socialistas ouviram, também, preocupações relacionadas com a escassez de recursos piscatórios nos mares do arquipélago, assim como a necessidade de uma maior fiscalização da actividade.
Outro dos temas abordados na reunião foi a dificuldade dos pescadores, especialmente os que exercem a actividade nas ilhas de menor dimensão, no escoamento do pescado por via aérea.
Já em Ponta Delgada, os deputados José do Rego, Catarina Furtado, Alexandre Pascoal e Isabel Rodrigues reuniram-se com os dirigentes da AICOPA.
Deputados e representantes das empresas de construção civil aproveitaram, assim, para trocar impressões relativamente às duas linhas de crédito recentemente anunciadas pelo Governo Regional, num montante global de 140 milhões de euros, assim como sobre o sector da habitação nos Açores.
As sessões de trabalho com a Federação das Pescas e com a AICOPA inseriram-se na política do Grupo Parlamentar do PS/Açores de se reunir com várias instituições das ilhas, no sentido de acompanhar a realidade do arquipélago.