O candidato do PS/Açores ao Parlamento Europeu, Luís Paulo Alves, comprometeu-se hoje a defender uma nova estratégia para as regiões ultraperiféricas, que garanta um melhor aproveitamento das potencialidades da Região.
Luís Paulo Alves falava a bordo do navio de investigação oceanográfica “Arquipélago”, numa visita acompanhada por Ricardo Serrão Santos e que serviu para aprofundar o seu conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores.
“O DOP impôs-se como um centro de excelência a nível mundial, um trunfo que apresentamos nos Açores e que faz parte da nova estratégia que queremos desenhar para as regiões ultraperiféricas, assente na promoção e no incentivo das suas oportunidades”, salientou o candidato indicado pelo PS/Açores às eleições de 07 de Junho.
Para o candidato ao Parlamento Europeu, a posição estratégica e geo-morfológica faz do arquipélago açoriano um “laboratório natural com enormes potencialidades na área das ciências do mar, das alterações climáticas, das energias limpas e da vulcanologia”, entre outros sectores.
Após se ter inteirado das missões do DOP, que tem no navio “Arquipélago” um dos seus instrumentos fundamentais, Luís Paulo Alves realçou, ainda, a importância do conhecimento científico para a defesa das posições açorianas junto das instâncias comunitárias.
“Só com conhecimento é que podemos defender as posições da Região” em matérias como a defesa das regiões de pesca e dos recursos do mar, alegou Luís Paulo Alves.
Luís Paulo Alves, que dedicou os últimos dias a contactos na ilha do Faial, esteve acompanhado por Ricardo Serrão Santos, director do DOP e mandatário regional da sua campanha, assim como por outros dirigentes regionais do PS/Açores.