O líder do Grupo Parlamentar do PS/Açores manifestou-se hoje convicto que o novo hotel da Graciosa vai garantir maiores fluxos turísticos para a ilha, alegando que o aumento da oferta resulta sempre num crescimento da procura.
“O aumento da escala significa sempre um aumento da procura, porque mais oferta gera maiores fluxos e, portanto, mais rentabilidade dos próprios investimentos” de empresários locais, salientou o presidente da bancada socialista.
Hélder Silva falava depois dos deputados do PS/Açores terem visitado o hotel da Graciosa, um empreendimento da sociedade pública “Ilhas de Valor”, que vai disponibilizar cerca de 120 novas camas numa ilha que, brevemente, vê assim reforçada significativamente a sua capacidade de alojamento.
No primeiro dia das Jornadas Parlamentares dedicadas à Graciosa e São Jorge, o líder parlamentar do PS/Açores realçou que se trata de uma “belíssima infra-estrutura”, que constitui um “complemento interessante do ponto de vista do desenvolvimento económico da ilha”, que tem na Agricultura e nas Pescas os seus dois sectores económicos mais relevantes.
Numa mensagem para os empresários locais, Hélder Silva defendeu ser “importante que os investidores compreendam que eles próprios só ganham em aumentar a escala da oferta na própria ilha”.
“Não devem ter medo, mas sim a preocupação de reajustarem a sua oferta à qualidade que o novo hotel proporciona. Uma vez que tudo isso faz parte de uma estratégia mais global, que passa pela aquisição dos novos aviões da SATA, que vai aumentar os fluxos de visitantes” também para as ilhas da coesão.
Após ter visitado todas as áreas do novo hotel, o presidente da bancada socialista destacou, ainda, as cerca de duas dezenas de novos postos de trabalho directos que serão criados com o novo hotel, um investimento com um efeito multiplicador pelo número de empregos indirectos que também vai gerar na ilha.
No primeiro dia dos trabalhos, os deputados visitaram, também, os portos de pesca e comercial da ilha, uma oportunidade para Hélder Silva destacar o “forte investimento” que tem sido efectuado pelo Governo dos Açores na Graciosa.
“Neste porto de pescas, podemos apreciar uma magnífica infra-estrutura”, disse o líder parlamentar, para quem este sector tem registado, nos últimos anos, uma evolução bastante significativa.
“Os pescadores têm, hoje, muito melhores condições. Temos uma melhor frota, uma infra-estruturação muito boa deste porto”, além das várias casas de apoio à pesca já construídas, adiantou.
Para Hélder Silva, este tipo de investimento vai se reflectir em várias décadas, o que demonstra que se trata de uma obra muito importante com grandes repercussões para a ilha Graciosa.