O Grupo Parlamentar do PS/Açores destacou hoje o grau de satisfação dos utentes do Serviço Regional de Saúde, manifestado num estudo que refere que 64 por cento das pessoas que utilizam este serviço o classificaram de Muito Bom ou Bom.
“Há um grau de satisfação grande dos utentes do Serviço Regional de Saúde, com 64 por cento dos utentes a o classificarem com Muito Bom ou Bom, 26 por cento de razoável e só 09 por cento é que demonstram o seu desagrado”, explicou o deputado socialista Ricardo Cabral.
Estes dados do Instituto Nacional de Estatística e do Instituto Ricardo Jorge foram salientados por Ricardo Cabral, após uma visita dos deputados do PS/Açores, eleitos pela ilha de São Miguel, ao Hospital de Ponta Delgada.
Segundo o parlamentar socialista, este estudo de âmbito nacional demonstrou que o grau de satisfação nos Açores é superior ao verificado na Madeira e no Continente.
Após a reunião com os vários responsáveis do Hospital do Divino Espírito Santo, o deputado do PS/Açores realçou a “excelência” desta unidade de saúde, que já é uma infra-estrutura de referência para os Estados Unidos no Atlântico Norte.
Ricardo Cabral adiantou, ainda, que os deputados constaram a necessidade do melhoramento do parque de estacionamento do hospital, que já se apresenta estrangulado, assim com a pretensão de ser criada uma creche para os filhos dos colaboradores da unidade de saúde.
Os deputados do PS/Açores tiveram, ainda, oportunidade de visitar vários serviços do Hospital de Ponta Delgada, actualmente com cerca de 1.600 colaboradores, 197 dos quais médicos e 415 enfermeiros.
No último ano, este hospital efectuou mais de 128 mil consultas externas e quase 79 mil atendimentos nas urgências, um volume de serviço que tem crescido acentuadamente nos últimos anos, com Ricardo Cabral a admitir, por isso, a necessidade de se rever o financiamento da unidade de saúde.