O Grupo Parlamentar do PS/Açores vai apresentar, em Setembro, iniciativas legislativas para aperfeiçoar o programa “Empreende Jovem” e o funcionamento dos Gabinetes do Empreendedor, anunciou hoje o vice-presidente da bancada socialista, Berto Messias.
Entre as alterações que vão ser propostas, está a criação do “gestor de projecto”, uma figura que deve funcionar com um “desburocratizador e facilitador de todos os processos que estão inerentes à criação de uma empresa, desde a ideia inicial até ao negócio” propriamente dito, explicou o deputado do PS/Açores.
Berto Messias falava após uma visita dos parlamentares socialistas ao Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, que tem “sido um bom exemplo” do trabalho desenvolvido nesta área nos Açores.
“Além do enquadramento legal do fomento ao empreendedorismo e de apoio às ideias inovadoras, achamos que é necessária uma estratégia paralela que reforce a intervenção da escola, junto das crianças e adolescentes, relativamente à cultura de risco e ao papel que podem e devem ter as novas ideias”, salientou o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.
Segundo disse, o reforço desta cultura de risco e empreendedora não pode, também, deixar de fora as escolas profissionais dos Açores, que já integram largos milhares de jovens de todas as ilhas.
Neste momento há uma boa cobertura de Gabinetes do Empreendedor em todas as ilhas, com excepção do Corvo.
“O Governo dos Açores tem dados passos importantes e criado, de facto, os instrumentos que apoiam as boas ideias, mas ainda existe algum medo em relação ao investimento, que poderá ser ultrapassado com esta estratégia paralela ligada ao empreendedorismo”, concluiu Berto Messias.