A bancada do PS/Açores, pela voz do deputado José do Rego, afirmou hoje que as previsões do PSD/Açores sobre a economia “falharam sempre” nos últimos anos, ao contrário dos dados oficiais avançados pelos serviços da Região.
“Assistimos a mais uma intervenção requentada do deputado António Marinho”, salientou o parlamentar socialista no plenário que está a decorrer na Horta, para quem o objectivo do deputado do PSD foi “falar mal da informação produzida pelo Serviço Regional de Estatística”.
José do Rego garantiu, ainda, que a Região Autónoma “tem resistido melhor do que muitos outros espaços económicos, em diversas áreas, como o desemprego e o turismo”.
“Devemos dizer o que é esta região hoje e o que foi no passado. Houve um período de 20 anos em que apresentou, em trinta semestres seguidos, mais de cinco por cento de desemprego nos Açores”, lembrou o deputado do Grupo Parlamentar socialista.
Segundo o deputado do PS/Açores, quando a actual presidente do PSD/Açores era secretária regional das Finanças verificavam-se taxas de desemprego na ordem dos 07 e 08 por cento, ainda para mais numa altura em que o Arquipélago não sentia os efeitos de nenhuma crise mundial.
“Aumentamos o emprego nos Açores em 2006, 2007 e 2008. O emprego tem crescido nos Açores. As análises económicas não se fazem ao mês”, assegurou José do Rego, perante os deputados açorianos.
O parlamentar da bancada do PS/Açores referiu, também, que há poucos meses atrás, a presidente do PSD/Açores considerou, numa entrevista a um jornal, que o desemprego na RAA não era um problema grave, para, agora, defender que se está perante o maior problema dos Açores, ainda para mais quando as estatísticas apresentam uma ligeira melhoria deste indicador.