Os candidatos do PS/Açores à Assembleia da República visitaram hoje, na ilha de São Miguel, a associação “Norte Crescente”, uma oportunidade que serviu para destacarem as condições proporcionadas pelos programas do Governo de José Sócrates na inclusão social de jovens em risco.
“É assim que se entende governar para a inclusão, tendo em conta o conjunto do país, e, depois, criar as condições para que localmente” se arranje as respostas necessárias a estas problemáticas, destacou Luiz Fagundes Duarte, depois da visita à associação de desenvolvimento local, que tem vários centros de actividades.
Numa deslocação de pré-campanha destinada a assinalar do Dia Mundial da Juventude, o candidato socialista destacou o programa “Escolhas”, lançado em 2001 pelo Governo do PS, direccionado para os jovens em risco, relacionado com o abandono escolar.
“Com este programa surgiu vários programas locais, caso do projecto “Norte Crescente”, que resulta de um trabalho comum entre os governos dos Açores e da República e, sobretudo, do associativismo local”, adiantou Fagundes Duarte, para quem, aos candidatos socialistas, interessa saber em que medida estes programas nacionais podem ser aperfeiçoados.
“Para além do trabalho altamente meritório dos técnicos que trabalham nestas áreas, interessa-nos apurar como é que programas nacionais, como o “Escolhas” - que vai entrar na quarta geração - tem virtualidades para ser aproveitado localmente, de acordo com as necessidades e características de cada meio”, explicou o candidato do PS/Açores à Assembleia da República.
Após se ter inteirado de todas as valências desenvolvidas pelo “Norte Crescente”, Luiz Fagundes Duarte salientou ainda que é essencial, para além dos factores de ordem financeira, o capital humano e a extraordinária competência de técnicos, que “devem ser ouvidos sempre” que forem lançados programas nacionais desta natureza, a partir da experiência acumulada durante vários anos.