O cabeça-de-lista do PS/Açores às eleições legislativas manifestou-se, hoje, convicto de uma vitória socialista a 27 de Setembro, alegando a necessidade da Assembleia da República ter uma maioria que apoie as Autonomias, na eventualidade de uma revisão constitucional.
“Na próxima legislatura, vamos ter uma revisão constitucional, o que quer dizer que os poderes da Autonomia vão estar confrontados no Parlamento nacional. Nesta matéria, o que conhecemos de Manuela Ferreira Leite é que é contra as Autonomias, enquanto José Sócrates apoiou as Autonomias”, salientou Ricardo Rodrigues.
Perante a possibilidade de uma revisão da Constituição da República Portuguesa, “vamos precisar de ter quem nos apoie e não de quem está contra nós”, alertou o candidato socialista, que falava depois da entrega, no Tribunal de Ponta Delgada, da lista de candidatos às próximas eleições.
Em declarações aos jornalistas, Ricardo Rodrigues, acompanhado do mandatário Roberto Amaral, salientou que os candidatos do PS/Açores têm a convicção que reúnem as melhores condições para defesa dos açorianos e dos Açores.
“Candidatamo-nos com o dever cumprido do PS nesta última legislatura, mas também com as melhores propostas para os açorianos”, assegurou o cabeça-de-lista socialista, para quem o passado a prova que o “PS esteve connosco na defesa da Lei das Finanças Regionais (LFR) e do Estatuto Político-Administrativo dos Açores e os açorianos sabem que, nestas lutas, o PSD de Manuela Ferreira Leite esteve contra os Açores”.
Segundo alertou, o PSD esteve contra a LFR e pretende mesmo rever esta lei que trouxe, pela primeira vez, uma discriminação positiva para os açorianos, mas também no Estatuto dos Açores, no qual o PSD absteve-se” na Assembleia da República.
Ricardo Rodrigues referiu, também, que o objectivo do PS é ganhar estas eleições nos Açores, mas que, em democracia, é preciso esperar até ao dia das eleições.