O cabeça-de-lista do PS/Açores às eleições legislativas, Ricardo Rodrigues, destacou hoje a necessidade de se manter o investimento público com vista a garantir a retoma económica do país, que já começa a mostrar sinais de recuperação.
“Não deixa de ser interessante que Portugal seja um dos primeiros países a sair da recessão técnica, juntamente com a Alemanha e a França, ainda que com números muito sensíveis de 0,3 por cento”, salientou o candidato socialista, após uma reunião com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD).
Segundo disse, os indicadores agora conhecidos constituem um contributo importante para uma gestão das expectativas mais elevada em relação aos “números muito preocupantes dos últimos trimestres” verificados em Portugal.
Após o encontro com a direcção da CCIPD, Ricardo Rodrigues adiantou que os representantes dos empresários estão de “acordo” que o investimento público é necessário, “numa altura em que as empresas e as famílias vivem algumas dificuldades, no sentido da disponibilidade de meios financeiros para investimento e para o consumo”.
“O Estado deve fazer valer os dinheiros públicos para ser o motor do relançamento da actividade económica”, alegou o candidato do PS/Açores à Assembleia da República, para quem este investimento público seleccionado é, assim, “muito necessário para o país e para os Açores, o que se pretende que continue a acontecer”.
No encontro com a CCIPD, foi abordada, ainda, a questão da Lei das Finanças Regionais, com Ricardo Rodrigues a destacar a importância desta lei para a região autónoma, por constituir um “factor de estabilidade orçamental e política”.
“Saio daqui como uma boa perspectiva, tendo em conta que fiquei com a ideia que a CCIPD interpreta correctamente os sinais que se vivem hoje em Portugal, concluiu o cabeça-de-lista às eleições legislativas de 27 de Setembro.