Roberto Monteiro, candidato do Partido Socialista (PS), à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vistoria visitou na passada sexta-feira a Academia da Juventude da Ilha Terceira, situada no local do antigo Salão Teatro Praiense, ocasião em que foi apresentado o Mandatário para a Juventude, Tibério Dinis, 22 anos, estudante de Direito e natural da Vila das Lajes.
Em declarações aos jornalistas, Monteiro disse ter escolhido aquele espaço pelo que representa para a Juventude da ilha Terceira, como parte da estratégia da autarquia para os jovens.
O actual presidente da edilidade praiense e candidato a segundo mandato, referenciou os seis pilares em que assenta o Programa Estratégico para os Jovens, referenciando o desenvolvimento de competências; fixação no concelho; qualidade de vida; empreendorismo, criação de empresa e emprego; cooperativismo juvenil, academia; combate às dependências.
No que concerne ao desenvolvimento de competências, acentuou as de índole profissional, humana e artística, e por isso explica as obras como a Academia da Juventude; nova Escola Profissional; Infocentros municipais e reforço de bolsas de estudo de 12 para 20.
Quanto à fixação de jovens no concelho, Roberto Monteiro falou da obra feita e a continuar, referenciando para a fixação de jovens no concelho, as políticas de habitação. Através do Plano de urbanização da cidade; novos arruamentos e infraestruturas nas freguesias; Centros de explicações, rede de creches e atl´s no meio rural, e a redução ou isenção nos licenciamentos para fixação no centro histórico.
No sentido de promover o empreendedorismo, o autarca falou na criação das criação, já em curso, de três novas áreas de localização empresarial, na Boavista, Lajes e Agualva, o redimensionamento do Gabinete de Apoio ao Investidor através de parcerias com a Câmara do Comercio e Governo Regional, bem como a aposta no micro crédito com garantia municipal para potenciar a criação de projectos e empresas inovadores.
Adiantou ainda o projecto “nichos de empresas”, junto ao complexo cultural educacional.
Falou também do cooperativismo juvenil, que se preconiza na participação de todas as organizações juvenis no projecto da academia.
A esse propósito disse: “O Município doará uma acção a cada organização juvenil”, papel determinante na política municipal de juventude, plano de actividades anual, organização duma “Semana de Juventude” anual.
QUALIDADE DE VIDA
Roberto Monteiro considerou que está a ser melhorada a qualidade de vida dos praienses através da criação já avançada da rede municipal de pavilhões desportivos, continuando o programa de modernização administrativa dos serviços municipais, para mais proximidade e comodidade, valorizando os espaços de lazer e diversão criados nas cidades.
Referiu ainda a criação de um conselho municipal de combate às toxicodependências. (família, jovens, instituições do concelho, autoridades), salientando que “muito tem sido feito nos últimos quatro anos” para acrescentar que “sabemos o que falta fazer, como fazê-lo e como financiá-lo. Queremos fazer do Concelho da Praia da Vitória o concelho mais moderno, mais dinâmico e com cada vez maiores garantias de futuro”.
Mandatário da Juventude
Por sua vez, Tibério Dinis, o Mandatário da Juventude referiu que aceitou a missão por estar de acordo com os projectos que decorrem ou estão planificados com efeitos positivos para estas e outras gerações.
Referiu-se especificamente à aposta que tem vindo a ser feita na Praia da Vitória, para todos, desde a creche até à universidade.
Destacou o trabalho efectuado pela autarquia sob gestão de Roberto Monteiro na área do Ensino aos mais diversos níveis, desde o ensino da língua inglesa, até à criação das redes de infocentros, construção do Complexo Cultura e Educacional, bolsas de estudo e abertura na Praia da Vitória de um pólo da Universidade Aberta.
Realçou ainda, a importância para os jovens, da Academia da Juventude que se propõe “valorizar a capacidade artística e humana dos jovens”.