No âmbito da pré-campanha para as eleições legislativas, a candidata Luísa Santos, acompanhada pelo candidato à CMH, João Castro e pelo coordenador de campanha, João Bettencourt, visitou as instalações da PSP da Horta e reuniu com o Comissário Carlos Ferreira.
Durante a reunião o Comissário Ferreira informou sobre os principais problemas e necessidades com que a Divisão da Horta se depara no cumprimento das suas funções, nomeadamente a falta de efectivos, a questão do subsídio de insularidade e o subsistema de saúde da PSP.
Relativamente a estes pontos, está, fundamentalmente, em causa a carência de pessoal para dar resposta ao volume de missões que são cometidas à PSP, a equiparação aos restantes trabalhadores da Administração Central para efeitos de recebimento do subsídio de insularidade e as carências que afectam uma prestação de cuidados de saúde mais de acordo com as efectivas necessidades.
Não obstante estas situações, a PSP da Horta tem prosseguido uma acção muito positiva nos serviços prestados às populações com aumento das acções de divulgação, fiscalização e combate às várias formas de criminalidade, como se verifica nas estatísticas apresentadas.
Luísa Santos registou com agrado que, apesar da actual legislação não obrigar ao hasteamento dos símbolos regionais, a PSP nos Açores procede com orgulho à sua colocação.
No final, Luísa Santos comprometeu-se a defender, na Assembleia da República, as aspirações que lhe foram transmitidas durante a reunião.