Os candidatos do PS/Açores à Assembleia da República destacaram, hoje, a boa cooperação entre os Governos de Carlos César e José Sócrates, que permitiu o enriquecimento do património da Região Autónoma, com a cedência do antigo Hospital Militar da Boa Nova, na ilha Terceira.
Trata-se de um edifício de “grande valor patrimonial, que a região sempre lutou para que fizesse parte do seu património regional”, explicou o candidato socialista Luiz Fagundes Duarte, que hoje visitou o local, acompanhado pelo cabeça-de-lista do PS/Açores às eleições de 27 de Setembro, Ricardo Rodrigues.
Segundo disse, os deputados do PS/Açores à Assembleia da República, desde 2000, elaboraram vários projectos de lei e de resolução sobre esta matéria, um trabalho que culminou com a assinatura do protocolo de cedência do edifício em causa à Região Autónoma dos Açores.
“No tempo de Manuela Ferreira Leite, enquanto Ministra das Finanças, este edifício integrou a lista de imóveis a serem vendidos pelo Estado”, recordou Luiz Fagundes Duarte, ao destacar que foi o acordo entre os governos socialistas dos Açores e da República que permitiu que o antigo hospital passasse para a posse da Região.
De acordo com o candidato do PS/Açores, os deputados socialistas empenharam-se neste processo e “acabou por vencer o espírito de colaboração” entre os dois governos suportados pelo Partido Socialista.
“O drº Paulo Portas, enquanto Ministro da Defesa, passou por aqui a garantir que o edifício passaria imediatamente para a Região”, lembrou Luiz Fagundes Duarte, que realçou que coube ao PS resolver, por fim, este processo.
Segundo disse, o Governo Regional vai recuperar o edifício, onde será instalado uma secção do Museu de Angra do Heroísmo.