Os candidatos do PS/Açores às eleições legislativas dedicaram a manhã de hoje a contactos com agricultores da ilha de São Miguel, uma oportunidade que serviu para Ricardo Rodrigues defender a manutenção do sistema de quotas de produção de leite.
“A manutenção do regime de quotas leiteiras é o desejo dos Governos do PS, tanto na República, como nos Açores”, assegurou o cabeça-de-lista do PS/Açores, após ter visitado a Feira Agrícola de Santana, acompanhado, entre outros, por Noé Rodrigues e Vasco Cordeiro.
Segundo disse, a quota leiteira constitui um sistema ”indispensável para a manutenção da produção ao nível da Europa. Há países que, se não houver quota, disparam a sua produção e a lei do mercado dita que o preço desça inevitavelmente”.
“Por isso, achamos que a quota deve manter-se”, defendeu o cabeça-de-lista do PS pelo círculo dos Açores, para quem, paralelamente a essa reivindicação, “devemos estar preparados para alguma eventualidade para que os produtores possam ter alternativas”.
De acordo com Ricardo Rodrigues, Portugal já tem alguns “aliados” na União Europeia, caso de oito países que consideram, também, importante a manutenção do regime de quotas na produção de leite.
“Temos de continuar essa luta e estamos convencidos que, até 2015, é possível alterar esta decisão, mas até lá, temos de ir lutando, quer nos Açores, quer no Continente”, preconizou o candidato do PS/Açores, após ter contactado, demoradamente, com vários agricultores no recinto da feira.
“Eu sinto-me muito bem junto dos agricultores açorianos, quer por conhecer muito bem o sector, mas também por ser filho de agricultores”, assegurou Ricardo Rodrigues, ao salientar que um dos méritos da Autonomia é a “descentralização de algumas áreas. Ou seja, na Agricultura, o poder de decisão está nos Açores e na União Europeia”.
Para o cabeça-de-lista do PS/Açores, a regionalização de alguns poderes fez com que, nos Açores, os fundos comunitários sejam todos aproveitados e executados em benefício dos agricultores.
Aproveitou para elogiar, ainda, os produtos açorianos, caso da fruta, do leite, queijo e chá, alguns dos quais faz questão de distribuir por colegas deputados na Assembleia da República.
“Nós temos muitos produtos agrícolas que são um bom exemplo para todo o país”, concluiu Ricardo Rodrigues, antes de prosseguir a sua campanha de hoje, totalmente dedicada ao concelho da Ribeira Grande.