O candidato do PS/Açores à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, está a dedicar este fim-de-semana prolongado aos contactos de rua nas freguesias urbanas da cidade.
Ricardo Silva acompanhado pelos candidatos às respectivas juntas de freguesia e de uma grande equipa de apoiantes, está a percorrer as freguesias de Conceição, Matriz, Santa Bárbara, Ribeirinha e Ribeira Seca.
O contacto directo com as pessoas tem sido uma constante na campanha do socialista Ricardo Silva, que tem reafirmado “junto de cada cidadão da Ribeira Grande, jovem ou idoso, que o PS quer continuar a trabalhar, a defender cada freguesia, a respeitar todo o munícipe como pessoa” e que por isso “merece ganhar as próximas eleições”.
Na campanha pelas ruas citadinas, Ricardo Silva tem defendido que quer e pretende uma “cidade moderna”, que seja de “todos os ribeiragrandenses” e que “se orgulhe de si própria” e que “se desafie a si mesma”.
Para conseguir esta “nova cidade”, o candidato socialista irá implementar o programa específico “Ribeira Grande – Uma cidade com futuro”, onde estão inscritos todos os projectos estruturantes para a Ribeira Grande
Este programa tem chegado a casa de todos os munícipes das cinco freguesias urbanas (Santa Bárbara, Ribeirinha, Matriz, Conceição e Ribeira Seca), como forma de todos tomarem parte da sua execução. Com a elaboração deste programa, o candidato socialista responde e, como afirma, “à aspiração dos ribeiragrandenses que desde que a Ribeira Grande foi elevada a categoria de cidade ouvia-se com insistência a necessidade de requalificar e revitalizar o centro histórico”.
É um programa ambicioso que o candidato assume que “tem uma validade temporal que pode ultrapassar um mandato dada a sua dimensão física e financeira”.
Como projectos prioritários para a cidade aponta a continuação da reestruturação da frente marítima da cidade da Ribeira Grande, construindo “faseadamente” o Passeio Atlântico.
Ao liderar por mais quatro anos os destinos da terceira maior câmara dos Açores, Ricardo Silva vai avançar com uma moderna ponte rodoviária e pedonal, unindo as margens da ribeira, continuando assim o Passeio Atlântico.
Outros projectos passam pela requalificação do Centro Histórico, alargando os passeios da Rua Direita, transformando o Largo do Jardim e do Teatro numa praça única, moderna e bonita e também a implementação de um programa “Ribeira Grande – Cidade Histórica”, que visa a valorização das fachadas e telhados das moradias do centro histórico.
A requalificação da Rua do Estrela desde a rotunda da Ribeira Seca até à Avenida Luís de Camões e a abertura do arruamento da Tondela, ligando a Envolvente à cidade, construção de um novo Complexo Desportivo Municipal na Zona da Ribeirinha em cooperação com o Governo Regional, a adaptação da Casa da Natividade a Biblioteca e Mediateca Municipal, e a remodelação e ampliação das escolas do 1º ciclo da Ribeira Seca, Ribeirinha e Santa Bárbara, são outros grandes projectos que o Ricardo Silva pretende executar.