Cerca de milhar e meio de militantes e simpatizantes do Partido Socialista encheram esta sexta-feira, na cidade da Horta, a sede-ginásio do Fayal Sport Club, para apoiar os candidatos às Assembleias de Freguesia, Assembleia e Câmara Municipal da Horta nas Autárquicas 2009.
Por diversos momentos, o som ensurdecedor dos aplausos e gritos de incentivo à vitória do PS, fizeram-se ouvir, gerando uma verdadeira onda de apoio em torno das candidaturas socialistas.
Os maiores aplausos da noite foram sem dúvida para os protagonistas destas eleições, apresentados pelo mandatário das listas do PS, na ilha do Faial, Jorge Gonçalves, actual Presidente da Assembleia Municipal da Horta, eleito pelo Partido Socialista.
“Estou agora, e mais uma vez, com João Castro por considerá-lo a pessoa indicada para presidir à Câmara Municipal da Horta nos próximos anos”, disse Jorge Gonçalves, destacando, igualmente, as qualidades da lista que o acompanha à Câmara Municipal da Horta, constituída por “gente com experiência da coisa pública e não simples e utópicos pregadores de promessas”.
Renato Leal apela a vitória expressiva no PS
As críticas à oposição subiram de tom com a intervenção de Renato Leal, candidato à Assembleia Municipal da Horta. O ex-autarca relevou o elevado sentido democrático demonstrado pelos faialenses na campanha para as Autárquicas e apelou à união dos socialistas contra quem “não faz a mínima ideia do que é uma câmara municipal”.
“Receio até que teriam que assaltar um banco para cumprir metade daquilo que estão a prometer tal é a ignorância dos meios disponíveis para gerir uma autarquia”, afirmou Renato Leal, reforçando a importância de “uma vitória redundante” do PS nas eleições de domingo próximo.
João Castro defende projecto de desenvolvimento para o Faial
Vamos à luta para ganhar”, foi uma das frases repetidas na noite de sexta-feira, pelo candidato á Câmara Municipal da Horta, João Castro, que insistiu, perante milhar e meio de apoiantes, que votar PS nestas autárquicas é votar no percurso, na equipa e no projecto.
Um percurso, adiantou, “presente em todas as freguesias, gerando economia e desenvolvimento local”, uma equipa renovada, com gente empenhada em dar o seu melhor pelo desenvolvimento da ilha do Faial, e um projecto com “propostas concretas de desenvolvimento harmónico e equilibrado, gerador de oportunidades”.
João Castro fez questão de recordar alguns dos investimentos que marcaram o último mandato autárquico, com especial incidência para uma nova geração de equipamentos educativos e sociais, privilegiando os mais jovens e idosos e por um incentivo claro ao empreendedorismo.
José Contente defende cooperação entre o Governo e as Autarquias
Coube ao Coordenador do PS/ Açores para as Autárquicas, José Contente, o discurso mais crítico da noite, numa intervenção que recordou alguns dos contra-sensos políticos que têm marcado a agenda das autárquicas.
Numa altura em que o PSD reclama bom senso é com estupefacção que “a sua líder, em plena campanha eleitoral, faz inaugurações, revelando bem o verniz estalado daquele partido que toda a gente já conhece há muito tempo”, criticou José Contente.
O também vice-presidente do PS/ Açores lembrou a importância de um bom entendimento entre o Governo Regional e as autarquias, dando como exemplo o bom entendimento entre o Governo do PS e a Câmara do PS no Faial, que permitiu “resolver tantos problemas como aqueles que gravitaram em torno do sismo”.
Por outro lado, se tivéssemos uma câmara PSD, afirmou José Contente, “primeiro chamava-se a televisão para a televisão conhecer os problemas”, procurando aumentar o seu grau de gravidade, enquanto “que, para as autarquias e o governo PS procura-se primeiro resolver os problemas das pessoas”.
Para José Contente, o entendimento entre o Governo Regional e a Câmara Municipal da Horta trouxe “bons resultados para a ilha do Faial”. E deu como exemplos a conclusão da primeira fase do projecto da variante à cidade da Horta, ou a requalificação da frente-marítima da cidade, incluindo, nesta legislatura, a construção de um centro de noite nos Flamengos, um centro de dia na Conceição, zonas verdes e equipamentos colectivos, a remodelação do quartel dos bombeiros e a melhoria da zona de acostagem do porto de pescas.
“Temos obra, trabalho, empenhamento e amor às nossas ilhas” concluiu José Contente, apelando ao voto no PS nas Autárquicas de 11 de Outubro próximo.