Paulo Casaca considerou esta manhã o Hotel do Colégio e o restaurante “A Colmeia” como o melhor exemplo de desenvolvimento turístico que temos de promover em Ponta Delgada. Baseado na recuperação de imóveis históricos do concelho, promovendo as belezas naturais e a cultura dos Açores, todos os produtos locais e regionais, apostando na excelência e qualidade do serviço o Hotel do Colégio é um exemplo que o candidato socialista quer ver seguido em todo o concelho.
O candidato socialista considerou que são necessárias medidas enérgicas e decididas para que o concelho possa recuperar do marasmo no emprego e na economia a que o conduziu a actual gestão camarária. Paulo Casaca garantiu que não se conforma com o facto de o concelho ser aquele que menos emprego e que menos empresas cria nos Açores, e está convencido de que o turismo vai ser o sector decisivo para a viragem para o desenvolvimento, estando por isso decidido a promover uma concertação estratégica com o sector.
A redefinição de uma estratégia de animação cultural que promova o turismo, a constituição de uma agenda cultural do concelho, a criação de um roteiro cultural e artístico do concelho, a requalificação e dinamização dos centros históricos concelhios, a promoção de grandes eventos nacionais, europeus e internacionais, especialmente em épocas baixas, a promoção do intercâmbio turístico, cultural, recreativo e desportivo com outras ilhas e outros concelhos e mesmo fora dos Açores, são algumas das mais importantes medidas que constam do programa de promoção do turismo da candidatura.
O candidato do PS à Câmara Municipal de Ponta Delgada entende que iniciativas como a ciclovia e os caminhos pedestres, a segurança nas ruas, a iluminação pública, o estacionamento, o investimento em sinalética vertical e disponibilização de informação ou o correcto tratamento ambiental dos resíduos são aspectos que têm também um grande impacto no turismo.
A candidatura propõe-se também a melhorar a iluminação pública na Avenida Marginal, a investir na dignificação e requalificação dos miradouros do concelho, como por exemplo o da Vista do Rei e a adoptar políticas municipais que levem Ponta Delgada a se reencontrar plenamente com o mar, sendo este o elemento mais distintivo que o concelho tem de saber valorizar na sua promoção externa.