O deputado do PS/Açores, Ricardo Cabral, afirmou hoje que o Governo Regional dos Açores tem acompanhado a situação do vírus H1N1 da Gripe A de uma forma responsável e exemplar e criticou o CDS/PP por insistir numa estratégia de “alarmismo” sobre esta matéria.
“Quem prefere o alarmismo é inimigo do planeamento sereno e mais correcto”, afirmou o parlamentar socialista, para quem o Governo açoriano está “seguindo as normas da OMS e da DGS, informando a população com rigor e tomando as medidas para permitir que os serviços competentes diagnostiquem com segurança e tratem os doentes atempadamente”.
Segundo Ricardo Cabral, o planeamento e a implementação das medidas na Região Autónoma dos Açores têm sido executadas com equilíbrio, competência e muito trabalho por todos os agentes com responsabilidades na sociedade açoriana.
“Quem não entende o trabalho realizado e o esforço dispendido são os mesmos de sempre, são aqueles que preferem a crítica demagógica, fácil e eleitoralista”, afirmou o parlamentar socialista, ao salientar que o povo, porém, “sabe distinguir folclore de prevenção e de promoção da saúde”.
Segundo disse, a Região Autónoma dos Açores está preparada para enfrentar uma possível pandemia do vírus H1N1, uma vez que o arquipélago está preparado “para diagnosticar a infecção, confirmar clinicamente e em laboratório, identificar e isolar os contactos e fazer regimes de medicação para o tratamento dos seus doentes”.