A deputada do PS/Açores, Cláudia Cardoso, destacou, hoje, o investimento de 194 milhões de euros previsto pelo Governo dos Açores para melhorar as qualificações e as competências dos açorianos, verba que representa 24 por cento do total do Plano para 2010 que está em debate no Parlamento.
“O investimento global no objectivo “Melhorar as Qualificações e as competências dos açorianos” é de 194 milhões de euros, o que representa um crescimento de 22,5 milhões de euros (6,6%) em relação ao Plano para 2009, e equivale a 24,6% do valor previsto nas Orientações a Médio Prazo”, afirmou a parlamentar socialista.
Cláudia Cardoso, que falava no debate que está a decorrer sobre as propostas do Governo Regional de Plano e Orçamento para o próximo ano, salientou, ainda, que o projecto «Construções escolares» dispõe de uma dotação na ordem dos 39,3 milhões de euros e contempla investimentos significativos na reparação e construção de novos estabelecimentos de ensino e parques desportivos em vários concelhos.
“Outra condição indissociável da promoção da escola inclusiva é o apoio social aos alunos que tem a correspondente dotação orçamental neste Plano, na ordem dos 11 milhões euros, a que acresce o cumprimento do disposto na recém-publicada Portaria n.º 95/2009, de 11 de Novembro, que assegura a distribuição de frutas e legumes pelas escolas do 1º ciclo”, salientou Cláudia Cardoso, na sua intervenção de tribuna.
No segundo dia dos trabalhos parlamentares, a deputada do PS/Açores, que preside à Comissão Permanente de Assuntos Sociais, salientou, ainda, que a execução das medidas definidas nas Orientações de Médio Prazo “constituir-se-á como um segundo patamar do desenvolvimento do sistema educativo regional”.
Para isso, “devemos avançar para o apetrechamento das escolas da Região com uma rede de informação em linha; garantir o acesso directo das escolas, por via informática, aos catálogos das bibliotecas regionais; pôr em prática o trabalho desenvolvido pelas equipas que conceberam o currículo regional; e consolidar o processo de avaliação externa das escolas"
Na sua intervenção dedicada ao sector da Educação, Cláudia Cardoso realçou que uma análise ao Plano e Orçamento para 2010 permite aferir que o Governo se dispõe assegurar a manutenção do investimento público, aumentando-o mesmo em casos pontuais.
“Esta determinação louvável garantirá ainda que o flagelo do desemprego, ao contrário do que acontece noutras paragens, não se agigante e que o clima de confiança, consequentemente, se fortaleça”, afirmou a parlamentar da bancada socialista.
Cláudia Cardoso criticou, ainda, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores por estar, constantemente, a “desdenhar das iniciativas do Governo”.
“Este novo PSD tem maus fígados e péssimo perder. Desdenha das iniciativas do Governo, escarnece do cumprimento das suas prioridades. É desavindo por princípio, e ressabiado por convicção! Tudo o que vem do Partido Socialista não parece vir por bem. É um PSD de algibeira, traz no bolso uma tirada agressiva e um punhado de números. E critica o povo que nos escolheu. Dirão sem peias que somos do piorio. Excomungarão o betão e lamentarão o investimento, com espírito de empreiteiro zeloso ou de ourives entretido com o miligrama, até esquecer de que cor era verdadeiramente a pedra”, afirmou.