O Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se com o acordo relativo aos contratos de construção dos navios “Atlântida” e “Anticiclone”, o qual vem ressarcir financeiramente a Região no processo em causa, tal como o PS preconizava.
O acordo conhecido hoje demonstra que o Governo dos Açores agiu sempre na defesa do interesse público da Região, tomando as decisões mais acertadas e no tempo correcto, não obstante a contínua gritaria e apelos a resoluções irresponsáveis dos contratos em causa defendidas pelo PSD e por outros partidos em coro.
O desfecho agora confirmado evidencia que o insucesso no processo de construção dos navios foi reconhecido como não imputável ao Governo Regional e, como tal, deita por terra as campanhas brutais e continuadas dos partidos da Oposição contra o Governo.
Fica igualmente comprovado que, também, ao invés do que afirmaram repetidamente vários intervenientes, o Governo acautelou e bem o que havia a acautelar.
Para o PS, ultrapassada com sucesso a contrariedade gerada no âmbito da entidade construtora, o importante é garantir, tal como está a acontecer, que a operação do próximo ano e a operação futura decorram com estabilidade, qualidade, maior frequência e continuação do aumento do número de passageiros transportados.
O Grupo Parlamentar do PS considera, também, que ficou comprovado que este processo complexo não se compadecia com declarações avulsas de alguns partidos da oposição, para quem o sentido de responsabilidade necessário nestas circunstâncias esteve sempre arredado do seu discurso e das suas posições políticas.