A comunicação social deu conta, nos dias 17 e 18 de Janeiro, da falta de combustíveis para abastecimento de aviões, mais em concreto o JET A1, uma situação que teve implicações directas nas escalas técnicas no Aeroporto de Santa Maria.
Da informação recolhida até ao momento, foram desviados do Aeroporto de Santa Maria vários voos, alguns dos quais com ajuda humanitária às vítimas do sismo no Haiti.
Dada a importância estratégica que o Aeroporto tem para Santa Maria e para os Açores, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, através dos seus deputados eleitos pelo círculo eleitoral desta ilha, desenvolveram uma série de contactos, que incluíram responsáveis da Galp, empresa que tem a incumbência do abastecimento de aeronaves no aeroporto em causa.
Santa Maria possui uma capacidade de armazenamento de combustível de, aproximadamente, 10 milhões de litros, sendo que, quando o stock atinge os 4 milhões - ou seja quando os depósitos têm espaço para 6 milhões de litros - é efectuado o respectivo pedido de fornecimento, facto que, de acordo com a empresa ocorreu no final do mês de Novembro, início de Dezembro.
Ainda de acordo com a mesma empresa, ocorreram dificuldades de encontrar um navio disponível no mercado, situação agravada pelo mau tempo verificado em toda a Europa.
Acresce o facto de um dos tanques de armazenamento da ilha, com capacidade de 7,5 milhões de litros, se encontrar em manutenção e inspecção, pelo que o pedido de combustível não poderia ter sido efectuado com maior antecedência.
Por outro lado, verificou-se um aumento excepcional de tráfego, derivado do sismo que ocorreu no Haiti, o que levou a um aumento de mais 50 m3, do que no mês de Janeiro de 2009.
Esta situação provocou uma falta de combustível com efeitos nefastos, quer na economia das empresas que operam naquele aeroporto, bem como para a imagem na própria infra-estrutura aeroportuária, considerada de referência para escalas técnicas nos Açores.
Os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha de Santa Maria alertam para a necessidade de se apurar o que falhou neste circuito de abastecimento de combustível para a aviação, não se movendo por qualquer atitude persecutória, mas sim pelo interesse de detectar eventuais falhas no processo, de modo a que possam ser corrigidas no futuro.
Os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha de Santa Maria consideram, ainda, que a aposta de valorização que tem sido feita da ilha de Santa Maria e do seu aeroporto não se coaduna com eventuais falhas que podem deitar por terra um trabalho de vários anos de entidades públicas e privadas.
Os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha de Santa Maria congratulam-se, ainda, pela decisão do Governo Regional dos Açores em colocar um navio à disposição das empresas que fornecem combustível ao aeroporto de Santa Maria, que mostra rapidez de acção e atenção permanente aos constrangimentos das ilhas de menor dimensão.